quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Carroça ‘Percatempo’ percorre o centro de SP para chamar atenção para a falta de tempo livre




Até o dia 6 de setembro, uma carroça muito parecida com as de catadores de material reciclado percorre as ruas do centro de São Paulo com uma proposta diferente: chamar a atenção dos paulistanos para a falta de tempo livre na cidade. O condutor deste carrinho – que foi construído com a ajuda de catadores do largo do Glicério e batizado de Percatempo – é o artista plástico turco Yusuf Etiman, que vive entre São Paulo e Berlim.

Além de se apropriar de alguns materiais que encontra pela cidade, Etiman leva cores, música e performance para convidar os moradores da cidade, principalmente os pedestres, a perceber melhor São Paulo, sua composição urbana, suas belezas e quem circula por ela.
O nome do projeto faz referências ao Poupa Tempo – postos criados pelo governo do Estado de São Paulo que reúne oferta de diferentes serviços públicos – e à noção, muito difundida na sociedade, de tempo associada ao dinheiro. No caso da carroça Percatempo, a ideia é aproveitar o momento e ter prazer com o tempo “perdido”.

Etiman não tem itinerário definido para seu passeio com a Percatempo. Alguns paulistanos podem dar sorte de encontrá-lo pelo centro da cidade. De qualquer forma, fica o convite para gastar um tempo para reparar mais São Paulo e encontrar motivos para admirá-la!

Você já tentou fazer esse exercício na cidade onde mora?

A ação do artista turco faz parte do Festival InternacionalEternal Tour – que já foi realizado em diversas cidades do mundo e apresenta projetos de artes visuais, arquitetura, dança e música -, promovido pelo Sesc. Depois do dia 06/09, a unidade da Consolação receberá exposição (até 29/09) com o registro de suas atividades.


Fonte: Super Interessante

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário