terça-feira, 11 de setembro de 2012

Candidata a vereadora divulga campanha com triciclo movido a energia solar




Em Pernambuco, uma candidata a vereadora usa um triciclo movido a energia solar para divulgar sua campanha. A estratégia foi ideia de seu marido, que criou o veículo sustentável.

No triciclo a candidata Lú Fragoso (PTC) levou para as ruas de Jaboatão dos Guararapes uma caixa de som com seu jingle. "Por onde a gente passa, não tiram os olhos de nós. Além de a ideia ser boa e bonita, as pessoas ficam curiosas de como foi feito o triciclo", disse ela ao Terra.

O triciclo “verde” foi usado por ela pela primeira vez nesta campanha, apesar de já ser a terceira vez que Lú Fragoso se candidata ao cargo na câmara dos vereadores. Entre outras promessas, ela propõe construção de ciclovias e apoia políticas sustentáveis.

Um dos pontos que ela ressalta é a falta de separação e reciclagem de resíduos. "Aqui tem muito lixo na rua, as pessoas ainda não conseguem separar o lixo, misturam tudo". A candidata afirma que são necessárias políticas educacionais sobre a reciclagem, em especial, nas áreas carentes.

O triciclo foi criado pelo alemão Stephan Hitzelberger, marido da candidata. "É um sonho meu desde criança, de criar um carro solar. Já fiz várias experiências antes do triciclo", disse o engenheiro ao Terra.

Inicialmente, ele fez um triciclo ligado a um motor próprio para bicicletas elétricas. Depois conseguiu colocar quatro placas de captação de energia solar para alimentar as baterias. Dessa forma, prolonga a distância percorrida pelo veículo.

Hitzelberger estima um gasto de R$ 4 mil em material e mais $ 7 mil com mão-de-obra. Foram quatro meses trabalhando neste projeto. O resultado foi um motor de triciclo que chega a 30 km/h, mais uma bateria reserva de duas horas de carga. "É 50% pedalar e 50% o motor. É para funcionar com a força humana e o motor só ajuda", afirma o engenheiro. Ele afirma que não está sem planos patentear o triciclo ou criar uma linha para comércio.


Com informações do Terra.
Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário