quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Terapia com Botos ajuda crianças deficientes e promove preservação


A Bototerapia tem auxiliado o tratamento de crianças deficientes e incentivado a preservação do boto-vermelho no estado do Amazonas. O trabalho é idealizado pelo fisioterapeuta Igor Simões Andrade e pelo veterinário Diogo Lagroteria.

A terapia consiste principalmente em permitir que as crianças tenham um contato direto com o animal no Rio Negro. Assim, durante as atividades eles brincam e adquirem conhecimento sobre a espécie ameaçada de extinção, enquanto outras técnicas são trabalhadas pelos especialistas para o desenvolvimento motor e intelectual das crianças.

O projeto teve início há sete anos e, desde então, permite que jovens com diferentes dificuldades experimentem uma sensação bastante distinta. As crianças são levadas até os botos em cinco encontros, que acontecem uma vez a cada mês, sempre acompanhadas dos pais.

Os resultados são bastante perceptíveis. Em entrevista ao Globo Natureza, Andrade explicou que um dos exemplos de aplicação da terapia é a função de acalmar crianças muito agitadas ou hiperativas. O fisioterapeuta garante que em cada caso existe um benefício específico do trabalho. Mesmo assim, ele informa que o intuito da bototerapia não é substituir os métodos tradicionais, mas sim complementar.

Além do benefício à saúde, o projeto também colabora para a preservação dos botos, através de trabalhos de conscientização com as comunidades locais. Pois, os animais são alvos constantes de pescadores, que utilizam sua carne como isca.

Os idealizadores também têm cuidado para não tornar os botos dependentes dos humanos. Por isso, a alimentação é controlada e as visitas também, para que eles preservem seus hábitos naturais. O projeto conta com o apoio de um hotel local, mas poderia ter uma abrangência maior se tivesse mais patrocínio.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário