quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Evento discute o uso de água no setor industrial


Reúso de Água foi o tema discutido no 2º Encontro Técnico sobre Utilização de Água no Setor Industrial, que aconteceu no dia 21 de agosto, iniciado pela Profª Drª Emília Wanda Rutkowski – Presidente da Subseção Campinas da ABES-SP - no Auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, em Campinas.
Durante o encontro foram apresentados casos aplicados de reúso de água, fornecimento de água de reúso, metodologias para inventário de água e tecnologias disponíveis, como, por exemplo, o Sr. Marcelo Morgado – Assessor de Meio Ambiente da Presidência da SABESP que falou sobre: “Experiência no Fornecimento de Água de Reúso para Indústrias”.
Estiveram presentes também as empresas ALFA LAVAL – Apresentando “Tecnologia MBR e Casos de Aplicação”, FOZ DO BRASIL – “Projeto Aquapolo”, SANASA – “Água de Reúso: Uma nova realidade para Campinas”, VMETAIS – “Metodologia para Inventário de Água” e, encerrando o evento, a empresa WORK INDUSTRIAL ENGENHARIA.
“Em decorrência de problemas relacionados com a escassez de água e diante de um novo cenário mundial acerca das condições ambientais, o assunto conservação de recursos hídricos passou a ser item de pauta de natureza estratégica, e não por acaso um dos temas mais relevantes da agenda mundial.” Destaca a gestora de contratos da empresa Work Industrial Engenharia, grande apoiadora do evento.
Um dos motivos pela criação deste encontro foi o de que o uso de água, em especial pelo setor industrial carece de esclarecimentos, tendo em vista que muitas das implantações existentes apresentam inúmeras oportunidades de melhoria no uso e na conservação da água industrial.
Outrossim, deve-se considerar que a cobrança gradativa pelo uso da água, representará um aumento nos custos de produção para o setor industrial, e portanto, a oportunidade de discussão sobre um possível rearranjo do sistemas para melhor utilizar a água, se faz premente.
O evento reuniu mais de 100 pessoas de cerca diversas empresas da região e já tem perspectivas para uma 3ª edição no próximo ano.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário