quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Surge um bairro verde


Até 2018, Estocolmo, capital da Suécia, ganhará um bairro totalmente sustentável, idealizado como expansão do centro: Hammarby Sjöstad.



Para repaginar a antiga área industrial e portuária - na beira do lago que leva o nome do novo distrito - e acolher 36 mil pessoas em 11 500 apartamentos, estão sendo investidos cerca de 3,5 bilhões de euros, recursos oriundos da prefeitura, de empresas de infraestrutura e do mercado imobiliário. "Todos os edifícios se beneficiarão de luz natural", diz Stellan Fryxell, do escritório Tengbom, responsável por oito dos mais de 100 projetos que compõem o grandioso master plan.

Um deles é o Glashusett , centro de visitantes criado para orientar turistas. O arquiteto, que participou no mês passado de um simpósio da Unep-SBCI (entidade ligada ao programa ambiental da ONU) em São Paulo, citou alguns dos pontos altos da proposta: a eletricidade e a calefação geradas pela queima de parte do lixo e pelo biogás produzido no tratamento do esgoto doméstico, o abastecimento de 150 ônibus e carros com biogás, o reúso de água e a triagem automatizada de materiais recicláveis nos restos descartados dos prédios.



LIÇÃO NÓRDICA

O arquiteto Stellan Fryxell dá pistas para a criação de um bairro verde:

- Trabalho multidisciplinar em equipe: a cooperação entre autoridades do governo, arquitetos, engenheiros e especialistas em meio ambiente é essencial para o sucesso da empreitada.

- Soluções ambientais: eficiência energética, baixa emissão de carbono e sistemas cíclicos que reaproveitam a água dos esgotos, por exemplo, podem funcionar como atrativos para novos moradores, escritórios e turistas.

- Design inteligente: em tempos de riscos climáticos e aumento dos custos de água e energia, é preciso pensar em construções menos impactantes e, ao mesmo tempo, fáceis de ser mantidas e recuperadas.


Fonte: Planeta Sustentável
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário