quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Comprar com consciência: Faça a sua parte!


Comprar com consciência é tudo de bom: você economiza e faz a sua parte na construção de um modelo sustentável de sociedade.

O que você já consumiu hoje? Pense bem: da energia elétrica à água para escovar os dentes e tomar banho, o pão, a manteiga, o café, o meio de transporte usado para se locomover, as roupas, o make... Se você fizer uma lista do que consome diariamente, ficará chocada. Agora multiplique isso por bilhões de pessoas - já somos 7 bilhões e, em 2050, deveremos ser 9. O fato é: se continuarmos no atual ritmo, até lá estaremos consumindo duas vezes o que o planeta pode oferecer. E aí a vida vai ficar complicada, primeiro porque os produtos e serviços serão muito caros, depois porque teremos que conviver com os efeitos da mudança climática (mais desastres naturais, extinção de espécies, aumento do nível dos oceanos...).

Não estamos falando para você parar de comprar comida, passar frio ou ficar no escuro, pois é impossível viver assim. Mas devemos nos conscientizar de que tudo o que fazemos tem impacto no ambiente. Segundo a oceanógrafa americana Sylvia Earle, estamos perto de chegar a um limite de onde não poderemos retornar. Preocupados com essa realidade, governantes do mundo todo se encontram no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 deste mês para discutir e definir as metas dos países para crescer de forma sustentável. Os próximos dez anos talvez sejam os mais importantes da história da humanidade: esse período determinará o que vai acontecer com a gente no futuro. Entenda os impactos daquilo que você faz na sociedade, na natureza e na economia e mude o destino. Garanta um futuro melhor começando a fazer a sua parte já.

ÁGUA

Ela é vital para a nossa sobrevivência e também para a cadeia produtiva de quase todos os serviços e itens que consumimos - a agricultura usa, em média, 70% do líquido distribuído no mundo e a pecuária, 12%. Mesmo que pareça abundante, se colocássemos toda a água da Terra num balde de dez litros, a doce somaria apenas 13 gotas!

O que acontece - O uso indiscriminado acarreta um enorme desperdício. A falta de sanea-mento contribui para que o esgoto produzido siga sem tratamento para o meio ambiente, contaminando rios e córregos. Nas cidades, além da poluição, há perda de água na rede - no Brasil, 37% do líquido que sai das distribuidoras não passa nos relógios medidores, ou seja, se perde em tubulações velhas ou malconservadas ou em "gatos".

O que fazer? - A despoluição da água custa caro, portanto não a desperdice. Feche a torneira ao escovar os dentes, conserte vazamentos, molhe as plantas com a água do cozimento de vegetais, lave o carro com balde... Também é essencial comprar de forma consciente, escolhendo produtos que "suguem" menos água na produção - um quilo de carne bovina, por exemplo, consome 15 mil litros até chegar à sua mesa. Além disso, pressione a concessionária de água para melhorar as tubulações.

ALIMENTOS

Pães, carnes, frutas... temos à disposição qualquer comida que desejarmos porque a tecnologia produz alimentos mais resistentes, que chegam a atravessar o mundo em aviões, navios ou caminhões para satisfazer a vontade daqueles que podem pagar por eles.

O que acontece - Transformada em indústria, a agropecuária usa métodos artificiais que interferem no ambiente (fertilizantes, hormônios para os animais crescerem rápido...). O transporte de toda a produção queima muito combustível fóssil. Além disso, certas culturas, como a soja e a cana-de-açúcar, ocupam grandes áreas de terra, derrubando florestas e empobrecendo o solo.
O desperdício é outro problema: segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), um terço dos alimentos produzidos no mundo é jogado fora.

O que fazer? - Variar o cardápio e criar uma lista de compras ajuda a evitar o desperdício, a economizar e a poluir menos. Dê preferência a alimentos frescos, de época e produzidos na sua região. Sempre que possível, escolha produtos "verdes", que não agridem a natureza.

PRODUTOS

Para aumentar o bem-estar e satisfazer os nossos desejos, compramos roupas, carros, celulares... Na economia capitalista, o dinheiro faz o mundo funcionar. Na maioria das vezes, gastamos com itens desnecessários, como aquele sapato lindo de camurça que você não precisa ter, mas quer.

O que acontece - O excesso de produtos fabricados gera aumento de lixo, lança mais gases de efeito estufa, contribui para o desmatamento... Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), são coletadas 183,5 mil toneladas de resíduos sólidos por dia no país, dos quais apenas 31,9% compõem-se de material reciclável, que não poluiria o meio ambiente se, de fato, fosse reciclado.

O que fazer? - Compre menos e apenas o necessário - assim você economiza dinheiro para fazer um curso de idioma, ter uma boa aposentadoria... Escolha itens com materiais duráveis, que possam ser reciclados ou reutilizados, e verifique se as empresas são social e ambientalmente responsáveis. Também prefira produtos fabricados na sua região ou país (tudo o que você consome emite gases tóxicos, queima combustível e usa muita água). Para fabricar uma calça jeans, por exemplo, são consumidos 15 mil litros do líquido. Outras dicas: compartilhe o carro e utensílios domésticos, use roupas de brechó e, quando der, evite usar papel de presente.

ENERGIA

Assistir TV, navegar na web, andar de carro, tomar banho quente, usar o ar-condicionado, fazer as máquinas funcionarem nas empresas... A energia elétrica garante a produção e o uso das tecnologias, trazendo conforto e dinamismo para a nossa vida. Cada vez mais consumimos energia para atender o crescimento da população e da economia, enriquecendo países, como o Brasil.

O que acontece - Apenas 12,7% da energia consumida no mundo vem de combustíveis renováveis, ou seja, que não acabam, segundo dados da Agência Internacional de Energia em 2008. Os outros 87,3% são fósseis (petróleo, carvão, gás natural), extraídos da natureza. O consumo desses derivados do petróleo apresenta um impacto grande na qualidade do ambiente, porque polui o ar, causa mudanças climáticas, derramamentos de óleo, geração de resíduos tóxicos... E a indústria automobilística e o escapamento dos veículos são os principais emissores de gás carbônico (CO2), um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global.

O que fazer? - Escolha eletrodomésticos certificados com selos ecológicos, mantenha as instalações elétricas em dia, tampe a panela ao cozinhar, acumule roupas para passar de uma só vez, instale a geladeira longe de fontes de calor, pinte as paredes de cores claras, use lâmpadas fluorescentes, desligue o monitor do computador quando parar de trabalhar... Você também ajuda o planeta se comprar carros pequenos, a álcool e 1.0 ou, melhor ainda, se usar transporte público ou bicicleta. Comprar menos, lembre-se, ajuda a diminuir as emissões de CO2.




Fonte: Planeta Sustentável
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário