A constatação parece óbvia: andar de bicicleta é uma das
alternativas mais sustentáveis para se locomover. Mas engana-se quem pensa que
esse meio de transporte é totalmente sustentável: na hora de fabricar a
magrela, entram em cena alguns materiais como alumínio, borracha, couro…
Para contornar essa situação, o designer brasileiro Flavio
Deslandes teve uma ideia: fabricar uma bicicleta utilizando bambu. “Pedalar é
uma forma muito eficaz de transporte. Combinar um material sustentável, como o
bambu, com um veículo de baixo gasto de energia parece ser muito correto”,
afirma o designer que começou a utilizar o material nos esquadros das bikes.
O insight surgiu ainda na faculdade de Design, nos anos 1990,
quanto Flavio construiu o primeiro protótipo de bicicleta utilizando bambu. Em
2000, já formado, mudou-se para a Irlanda e começou a fabricar bicicletas de
bambu para indústrias de diversos países. Fez sucesso e projetou vários modelos
de bike com esquadros de bambu, um para cada ocasião.
Confira alguns:
BambooFunky foi projetada para ser usada no ambiente urbano
para ir ao trabalho, à escola, passear…
BambooCity, também
projetada para passeios na cidade…
BambooCity2, para quem quer correr pelas ruas da cidade!
BambooCityMountain, ideal para passeios mais rápidos na
cidade e na montanha…
Bamboo-Bicicleta, também projetada para deslocamentos dentro
da cidade…
Do Brasil para o Brasil
Depois de ganhar o mundo, a bicicleta de bambu volta ao
Brasil. Um dos projetos que utiliza a “Bambucicleta”, como a magrela é
conhecida por aqui, está sendo desenvolvido na periferia da cidade de São
Paulo. Alunos de algumas escolas vão ser treinados para pedalar nas bicicletas
de bambu no trajeto casa-escola. A ideia é é fazer com que as crianças vejam a
bike como uma alternativa de locomoção nos grandes centros.
Fonte: Super Interessante