terça-feira, 7 de agosto de 2012

Que tal pedalar em uma bicicleta de bambu?


A constatação parece óbvia: andar de bicicleta é uma das alternativas mais sustentáveis para se locomover. Mas engana-se quem pensa que esse meio de transporte é totalmente sustentável: na hora de fabricar a magrela, entram em cena alguns materiais como alumínio, borracha, couro…

Para contornar essa situação, o designer brasileiro Flavio Deslandes teve uma ideia: fabricar uma bicicleta utilizando bambu. “Pedalar é uma forma muito eficaz de transporte. Combinar um material sustentável, como o bambu, com um veículo de baixo gasto de energia parece ser muito correto”, afirma o designer que começou a utilizar o material nos esquadros das bikes.

O insight surgiu ainda na faculdade de Design, nos anos 1990, quanto Flavio construiu o primeiro protótipo de bicicleta utilizando bambu. Em 2000, já formado, mudou-se para a Irlanda e começou a fabricar bicicletas de bambu para indústrias de diversos países. Fez sucesso e projetou vários modelos de bike com esquadros de bambu, um para cada ocasião. 

Confira alguns:

BambooFunky foi projetada para ser usada no ambiente urbano para ir ao trabalho, à escola, passear…


BambooCity, também projetada para passeios na cidade…


BambooCity2, para quem quer correr pelas ruas da cidade!


BambooCityMountain, ideal para passeios mais rápidos na cidade e na montanha…


Bamboo-Bicicleta, também projetada para deslocamentos dentro da cidade…


Do Brasil para o Brasil

Depois de ganhar o mundo, a bicicleta de bambu volta ao Brasil. Um dos projetos que utiliza a “Bambucicleta”, como a magrela é conhecida por aqui, está sendo desenvolvido na periferia da cidade de São Paulo. Alunos de algumas escolas vão ser treinados para pedalar nas bicicletas de bambu no trajeto casa-escola. A ideia é é fazer com que as crianças vejam a bike como uma alternativa de locomoção nos grandes centros.


Fonte: Super Interessante


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário