segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Me diz quantas árvores tens, que direis quão rico és

Zona Sul carioca é vastamente arborizada...
Foto: Reprodução/Google

Nem sempre é fácil identificar a desigualdade de renda. Diversos fatores motivam a distribuição desigual de recursos entre uma população, a exemplo de escolaridade, gênero e raça. Mas o Google Maps fornece uma boa estratégia para descobrir a desigualdade de renda: basta olhar as árvores.

Sim, isso mesmo. As linhas definitivas da desigualdade de renda podem ser visualizadas por satélite apenas com base no número de árvores que o local abriga. É simples: no Rio de Janeiro, por exemplo, a vista do alto da Rocinha é um amontoado de concreto, enquanto na Zona Sul pode respirar o ar puro propiciado pelo verde novamente.

..Enquanto na favela da Rocinha, só se vê concreto

A correlação entre a quantidade de árvores e a renda em áreas urbanas foi feito pela primeira vez em um estudo de março de 2008. Segundo os pesquisadores, que avaliaram 210 cidades norte-americanas com população superior a 100 mil pessoas, quando aumenta a população de renda média em uma determinada área, a demanda por árvores também aumenta.

Portanto, os bairros mais ricos têm, frequentemente, cobertura arbórea mais densa do que as áreas mais pobres, fazendo com que a árvore vire uma mercadoria de luxo.

Acaso?

Em sua pós-graduação, o jornalista Tim De Chant foi além da teoria da pesquisa e resolveu comprovar a tese através das imagens do Google. Ele encontrou exemplos em cidade no mundo todo: desde o Rio, passando Houston, Chicago e Pequim. Para ele, a relação ente cobertura arbórea e a renda não é meramente ao acaso.

As árvores estariam concentradas nas regiões urbanas mais ricas porque proporcionariam inúmeros benefícios, como a sombra, que reduz os custos de refrigeração no verão. Além disso, as árvores filtram a poluição particulada, diminuindo a incidência de asma e cortando despesas de saúde. Elas também podem reduzir o estresse e tornar as pessoas mais produtivas no trabalho.


Fonte: EcoDesenvolvimento

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário