quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ciência e Arquitetura Sustentável: Academia de Ciências da Califórnia


A nova Academia de Ciências da Califórnia é um dos poucos institutos onde a exposição pública acontece junto com a pesquisa científica, além de um grande exemplo de Arquitetura Sustentável.



Sua superfície total tem 38.000 m² e se localiza na cidade de São Francisco, na Califórnia. Sua cobertura conta com 55.000 células fotovoltaicas que suprem as necessidades energéticas de todo o complexo.


Os principais materiais utilizados em sua construção são calcário, concreto cinza claro, aço e vidro e sua estrutura é formada por concreto armado.

Os parâmetros ambientais do projeto são a eficiência do seu sistema de climatização e a reutilização dos materiais de edifícios demolidos na antiga academia. Sua iluminação e ventilação internas são feitas de forma natural, graças ao uso de lâminas reguláveis e persianas automáticas que controlam a quantidade de luz que chega a seu interior. A água utilizada no prédio é recolhida da cobertura, onde se encontra um telhado verde com vegetação xerófila e onde foram instalados os painéis fotovoltaicos.


O projeto é de autoria do arquiteto italiano Renzo Piano e conquistou a LEED Platinum, uma certificação para edifícios sustentáveis concebidos pela ONG americana USGBC.


                                       
Informações: Atlas de Arquitetura Ecológica
Fonte: Arquitetura Sustentável

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário