segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sua janela pode virar uma “usina solar” – sem você perceber


Um dia, a janela de sua casa poderá se transformar numa pequena e potente usina de energia solar. E isso sem que você perceba. Pesquisadores da Universidade da Califórnia desenvolveram uma nova célula solar que tem a capacidade de gerar eletricidade, sem prejudicar visibilidade.
A tecnologia de gerar energia usando janelas não é novidade, mas em geral, as propostas esbarram no problema da visibilidade ou no baixo potencial de geração. O diferencial do projeto da UCLA reside justamente na transparência do material. Descrito como "um novo tipo de polímero de células solares (PSC, na sigla em inglês)" - que produz energia principalmente através da absorção de luz infravermelha, em vez da luz solar visível -, a célula fotoativa é quase 70% transparente para o olho humano.
Outra vantagem das unidades feitas de plástico, segundo o líder do estudo, o professor Yang Yang, é que elas são leves, flexíveis e, mais importante, “podem ser produzidas em grande volume e baixo custo”. À medida que as aplicações da energia solar no setor residencial começam a angariar mais atenção em todo o mundo, esforços para tornar mais eficiente e eficaz essa tecnologia podem ajudar a popularizar a ideia entre os consumidores.
Não para aí. De acordo com os pesquisadores, os resultados abrem a possibilidade de usar células solares do polímero transparente em componentes eletrônicos portáteis (imaginer ter um smatphone com tela solar), entre outras aplicações para geração de eletricidade.

Fonte: Exame.com
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário