sexta-feira, 13 de julho de 2012

Presos que ajudam a gerar energia limpa têm redução de pena em MG


A ideia foi do juiz José Henrique Mallmann, que atua na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. Inspirado em iniciativas internacionais, que descobriu na internet, Mallmann implantou, no pátio do presídio do município, quatro bicicletas que convertem energia cinética – isto é, de movimento – em eletricidade.
O propósito da iniciativa, que foi batizada de Uma Luz para a Liberdade, é simples: os presos podem pedalar e ajudar a produzir energia limpa para a cidade de Santa Rita do Sapucaí. Em troca, ganham redução de pena. A cada 16 horas que passam em cima da magrela, são 24 horas a menos dentro do presídio.
A energia gerada pelas bikes é armazenada em uma bateria e usada, todas as noites, para iluminar uma das principais praças da cidade. Quando os presos já pedalaram o suficiente, em um dia, para fornecer luz ao local durante a noite, um aparelho instalado no guidão das bicicletas indica que é hora de parar de pedalar. O trabalho é, então, suspenso até o dia seguinte.
A ideia foi tão bem aceita entre os presos que o juiz Mallmann e a diretoria do Presídio de Santa Rita do Sapucaí estudam instalar outras bicicletas na prisão para que produzam energia limpa suficiente para iluminar a principal avenida da cidade.

Fonte: Super Interessante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário