sexta-feira, 13 de julho de 2012

Campanha busca defender jovens dos apelos da publicidade

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Alana lançaram uma campanha com o objetivo de proteger os jovens dos apelos da publicidade. Os órgãos elaboraram dicas ensinando como pequenas atitudes podem fazer diferença no dia a dia e no desenvolvimento das crianças. A ação resultará em um exemplar da série Cadernos de Consumo Sustentável, lançado ainda em 2012.

Segundo a gerente de projetos da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Fernanda Daltro, as férias podem ser um bom momento para as crianças realizarem pequenas ações. "A educação deve estar não só nas escolas, mas também na mídia e nas ruas", frisou.

Dicas:

Ocupar espaços públicos, como praças e parques. Estar ao ar livre e ter espaço para correr livremente é fundamental para a saúde física e mental da criança. Além de incentiva a socialização e o cuidado pelo bem que é de todos.

Trocar ao invés de comprar. Além de economizar, desenvolve o senso de comunidade. Um brinquedo que não tem mais graça para uma criança pode ter para outra. Essa atitude gera menos resíduos e gasta menos energia.

"Ganhou um, doou outro". Para cada objeto novo que a criança ganha, outro antigo será doado. As férias são um ótimo momento para fazer uma "limpa" no armário e nas estantes. A semana do aniversário da criança também é uma boa data. Estimula o desapego e o não materialismo, além de educar para a solidariedade.

Estar em contato com a natureza. Tudo no meio natural desperta a curiosidade das crianças, desde o caminho das formigas até o desabrochar de uma flor, as frutas nas árvores, o curso de um rio caindo pela cachoeira.


Dados

Um estudo, realizado pelo Instituto Alana, apontou que o consumo exagerado provocou o aumento de resíduos no meio ambiente e da obesidade infantil. Outro ponto analisado pela organização foi a diminuição de brincadeiras criativas, que estimula a erotização infantil, incentivando o consumo precoce de álcool e tabaco.

Em número, a crianças brasileiras passam cerca de quatro a cinco horas por dia em frente à televisão; às vésperas do Dia da Crianças em 2011, 64% dos anúncios televisivos foram destinados ao público infantil; e 30% da população jovem está obesa, devido ao consumo de alimentos industrializados (dados do IBGE).

O MMA defende que, as pessoas devem ser orientadas para os valores da sustentabilidade desde pequenas. "Se as crianças aprenderem a consumir de maneira sustentável, serão importantes transformadores sociais", comentou Fernanda.

Fonte: ecodesenvolvimento.com
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