sexta-feira, 27 de julho de 2012

"A História das Mudanças" reforça que a sociedade pode mudar a lógica consumista



O projeto "A História das Coisas" (The Story of Stuff Project), criado em 2008, nos Estados Unidos, por Annie Leonard e seus amigos na Free Range Studios, lançou nesse mês de julho, um novo vídeo, que aborda a força que nós, como sociedade civil, temos poder para realizar qualquer tipo de mudanças, a exemplo do consumo excessivo.


Chamado de "A História da Mudança", o vídeo questiona nosso modelo econômico, que nos força a comprar um determinado produto que detêm algum tipo de selo – normalmente criado por empresas com o mesmo interesse, o lucro – e que não necessariamente tiram o antigo produto de linha. Toda essa pressão em comprar produtos com selos criados pelas empresas ajuda na confusão mental, uma vez que se não consumimos os chamados "produtos verdes", por vezes, temos o sentimento de culpa.

Annie afirma que a culpa não é nossa e sim da lógica do sistema, que impõe uma "correnteza" para quem quer nadar rumo à sustentabilidade. O vídeo reforça que podemos mudar esse quadro a partir da força que temos enquanto sociedade civil. A História da Mudança incita os expectadores a largarem seus cartões de crédito e começarem a exercitar seus músculos de cidadania para construir um mundo mais sustentável e justo.

O projeto possui atualmente mais de 15 milhões de visualizações e é considerado pelos organizadores um dos vídeos, voltados para esse tema, mais assistidos na internet em todos os tempos.


Fonte: Ecodesenvolvimento
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário