terça-feira, 31 de julho de 2012

5 mega apagões de energia pelo mundo


Nesta terça, 670 milhões de indianos, o equivalente a três "Brasis", mergulharam na escuridão no maior apagão já registrado na década. Relembre outros momentos de escuridão total


Um gigantesco blecaute atingiu a Índia nesta terça-feira, deixando metade do país às escuras. Cerca de 670 milhões de pessoas (mais de três vezes a população do Brasil) mergulharam no breu total. Esse é o segundo dia de problemas na rede elétrica indiana, que ontem interrompeu o fornecimento durante oitos horas em mais de sete estados. Relembre a seguir outros apagões históricos:

Blecaute na Indonésia

Em 18 de agosto de 2005, 100 milhões de pessoas (cerca de 2% da população mundial) ficaram às escuras na Indonésia. O apagão durou quase sete horas e atingiu as ilhas de Java e Bali. Houve interrupções nas operações de transporte público, cancelamento de voos e suspensão dos serviços em hospitais.

Segundo as autoridades locais, o blecaute aconteceu devido a uma falha numa linha de transmissão que, em efeito cascata, comprometeu outros pontos de fornecimento, cortando pela metade a distribuição de energia.

Itália às escuras

Durante nove horas, no dia 28 de setembro de 2003, pelo menos 60 milhões de pessoas ficaram sem luz na maior parte da Itália - com exceção da ilha mediterrânea da Sardenha - e em algumas regiões da Suíça. O colapso no sistema elétrico começou de madrugada e foi causado por uma forte tempestade que danificou linhas de transmissão, comprometendo assim o fornecimento de energia.


Semáforo apagado em frente à basílica de S. Pedro, em Roma, em 2003
Maior prejudicada, a Itália teve que apelar aos países vizinhos para que lhe fornecessem eletricidade temporariamente. Imagens do país na escuridão correram o mundo. Até a Cúpula da basílica de São Pedro, em Roma, ficou no breu total.

Brasil: três grandes apagões em 10 anos

O Brasil registrou três dos maiores apagões elétricos do mundo. O primeiro ocorreu em 1999, afetando 97 milhões de pessoas ou 70% do território nacional. Ao todo, 17 estados brasileiros e o Paraguai ficaram às escuras durante seis horas. O governo atribui o apagão a uma falha numa torre de distribuição em São Paulo atingida por um raio.

Mas para especialistas, o problema era reflexo de anos de falta de investimento no setor elétrico. Não parou aí. Dez anos depois, em 2009, outro blecaute deixou 60 milhões de pessoas sem luz. E no ano seguinte, em 2010, 53 milhões de pessoas foram afetadas.

Estados Unidos e Canadá

Outro blecaute histórico foi o apagão que atingiu parte do Nordeste e Meio-Oeste dos Estados Unidos e Ontário, no Canadá, em de 2003. A queda de energia generalizada ocorreu no dia 14 de agosto, pouco antes de 16h10, deixando um total de 55 milhões de pessoas às escuras (10 milhões no Canadá e 45 milhões nos Estados Unidos).

As causas do apagão demoraram a ser identificadas enquanto os dois países tentavam jogar a culpa um para o outro. Mas um relatório finalizado em 2004 indicou que o blecaute resultou de falhas múltiplas e em cascata de ambos os países, principalmente na área de planejamento e gestão de crise energética.

Colômbia

Uma queda de energia generalizada deixou pelo menos 80% da Colômbia na escuridão em 26 de abril de 2007. O apagão levou caos aos serviços de transporte e a centros comerciais e financeiros. Dezenas de pessoas ficaram presas em elevadores e metrôs pelo país. De acordo com o governo colombiano, falhas técnicas numa subestação próxima da capital Bogotá teriam causado a queda no fornecimento de energia.

Fonte: Exame.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário