Confira alguns meios de transporte que usam a energia do sol
para se locomover.
Solar Impulse
O avião Solar Impulse voa sem nenhum tipo de combustível.
Para conseguir isso, ele tem quatro hélices com oito cavalos de potência. Além
disso, o Solar Impulse tem uma estrutura leve e resistente.
Ele foi construído com fibra de carbono, além de 12 mil
células solares capazes de transformar a luz solar em energia elétrica. O Solar
Impulse tem 64,3 metros de asas, a envergadura de asa de um Airbus 340, a
potência de uma lambreta e o peso de um carro família.
Até agora, o avião já conseguiu recordes mundiais por viajar
movido pela luz do Sol durante longos períodos, além de recordes de altitude e
de durabilidade em um voo que durou 26 horas, 10 minutos e 19 segundos.
Ao todo, os pesquisadores já investiram mais de oito anos de
trabalho na construção do Solar Impulse. Mas ele é apenas uma espécie de
protótipo do avião que será usado para uma volta ao mundo em 2014, segundo
expectativas do projeto.
Turanor PlanetSolar
O barco Turanor PlanetSolar é considerado o primeiro de sua
categoria a conseguir dar a volta ao mundo abastecido com energia solar. O
objetivo do projeto é demonstrar como a energia renovável pode ser usada em
transportes sustentáveis.
O barco tem 31 metros de largura, 15 metros de altura e é
coberto por 537 metros quadrados de painéis fotovoltaicos. São eles que
alimentam o motor elétrico para a captação de energia solar. O custo de
produção do barco foi de 26 milhões de dólares.
Atualmente, a fabricante do barco busca por um novo projeto
para dar uso ao navio. É possível que ele seja alugado para usos científicos ou
comerciais.
Sunswift Ivy
O Sunswift é um projeto desenvolvido pela New South Walles
University. Construído em fibra de carbono, o Sunswift IVy já ganhou desafios
mundiais e bateu recordes.
O carro usa células de silício para captar a energia
proveniente da luz do Sol. Elas geram 1200W de potência, o mesmo que uma
torradeira elétrica ou um aspirador de pó.
Apesar de parecer uma potência baixa, o carro consegue
alcançar uma velocidade de 88 km/h. Sem o compartimento de baterias, ele pesa
apenas 140 quilos.
Solar Taxi
Apesar de também ser um carro movido a energia solar, o
objetivo do Solartaxi não é bater recordes de velocidade. Ele tem a aparência
de um carro esportivo, mas sua velocidade máxima é de 90 km/h.
Para a construção, Louis Palmer contou com a ajuda de várias
universidades e institutos de pesquisa da Suíça. O veículo funciona com a
bateria Zebra. Ela é 100% reciclável, feita de sal, cerâmica e níquel,
produzida num tamanho menor para caber no carro.
Com 500 quilos, o Solartaxi é rebaixado e tem espaço para apenas
dois lugares. Ele consome 8 kWh/100 km, o equivalente a 0,81 litros de petróleo
a cada 100 km.
Em 2008, Palmer deu a volta ao mundo com o carro. Para
mostrar como a captação de energia solar é fácil, ele acoplou um trailer de
cinco metros, coberto com painéis de células solares. Para ele, além de viável
e ecológico, o veículo solar é uma alternativa barata, que pode custar cerca de
R$ 25 mil.
Teleférico de Tenna
A estação de esqui Tenna, na Suíça, construiu um teleférico
movido a energia solar. A estrutura foi adaptada após as autoridades locais
resolveram investir em algo sustentável durante a restauração da estação.
Para superar a falta de espaço na instalação dos painéis do
transporte, foi criada uma ponte suspensa. A estrutura acima do teleférico
possui cerca de 500 metros de comprimento. As placas acompanham o Sol a fim de
garantir aproveitamento total da energia.
Atualmente, o teleférico equipado com painéis solares é
capaz de levar 800 visitantes por hora ao topo da montanha. Nos dias mais
ensolarados, o teleférico consegue produzir o dobro da energia necessária para
o seu consumo.
Os custos da obra foram de 1,5 milhão de dólares, mas os
benefícios podem ser grandes em longo prazo. A tecnologia permite a produção de
90 mil quilowatts-hora por ano.
Fonte: Exame