terça-feira, 15 de maio de 2012

Os tipos de consumidores verdes

Recente pesquisa, divulgada pela Ipsos, mostra que quatro em cada dez americanos estão dispostos a pagar mais por produtos menos ofensivos ao meio ambiente. O levantamento revela ainda que 34% das pessoas não ligam para a procedência do produto na hora da compra.

Compreender os novos comportamentos de compra dos chamados consumidores verdes tem sido, há alguns anos, tarefa das mais inquietantes. o que pensam, o que buscam, e o que escolhem, são os questionamentos que podem mapear não só as preferências, mas também o que pode fazê-los, por exemplo, optar por determinada marca, mesmo que outra ofereça produtos similares. Qual o grau de percepção que os consumidores têm do tema? Como decidem?

Traçar os perfis de consumidores verdes não é novidade, um estudo da Roper Starch Worldwide e da Green Gauge, de 1997, distingue cinco tipos, do mais ao menos verde, definindo-os de acordo com sua postura em relação ao meio ambiente e também diferenciando-os sobre até quanto estariam dispostos a pagar mais por tais produtos. 

Basicamente, concluiu-se que, embora estejam dispostos a pagar mais, ainda faltam a eles mais informações sobre o produto. Há um desconhecimento geral sobre quais as diferenças, entre ecológicos, verdes, sustentáveis e orgânicos. Além disso, muitos consumidores desconfiam das informações que as marcas divulgam. 

O que falta para aumentar o número de consumidores verdes, que podemos entender aqui por aqueles que, primeiramente, pensam no seu bolso, na saúde da sua família, nas condições dos que fabricam e ainda no meio ambiente, em sistemas eficientes de economia e descarte correto, por exemplo?

O que sua empresa pode fazer para conquistar consumidores que cada vez exigem mais responsabilidade, ética e transparência no relacionamento com seus fornecedores e prestadores de serviço? Aqui vão algumas dicas: 
 
-Investir na comunicação responsável com o consumidor: ajudando-os na decisão de compra pela comunicação dos reais diferenciais de sustentabilidade dos produtos;

- Não destacar apenas os aspectos ambientais do produto mas mostrar, principalmente, os benefícios à saúde;

- Não divulgar apenas alterações realizadas para atender legislações, pois isso já não é mais convincente, é obrigação!;

- Inovar, diferenciando-se, mostrando ao seu cliente de forma clara e explícita o que você faz para a saúde dele e para a construção de um mundo melhor, sem violência, com mais educação, mais limpo...

Lembre-se de que o foco tem de estar nas pessoas e não no meio ambiente apenas!

O consumidor verde é aquele que questiona, que busca informações e, principalmente, está atento à postura da empresa. Quanto mais sustentável ela for e conseguir materializar este direcionamento ao consumidor, mais chance terá de se tornar referência na compra e em valor à sociedade.

Fonte: Terra
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário