sexta-feira, 27 de abril de 2012

28 de Abril – Dia da Educação





Educação é a base fundamental para o desenvolvimento do ser humano e é por meio dela que se estruturam os valores que iremos carregar para o resto da vida. Em comemoração ao dia 28 de abril – Dia da Educação, chamamos atenção para a conscientização ambiental.

A ideia de que os recursos naturais são finitos, somada ao crescimento populacional desordenado e à intensidade dos impactos ambientais, dá início a estratégia de desenvolvimento sustentável – uma combinação equilibrada entre meio ambiente e economia. A partir daí, começamos a entender a importância de haver uma reformulação nas práticas ambientais.



Nesse contexto, entra a educação ambiental com o objetivo de desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação ambiental, que pode ser desenvolvida por órgãos do governo ou por entidades ligadas ao meio ambiente e ocorrer em vários locais, como: escolas, empresas, universidades e repartições públicas, além de estar presente em todos os níveis educacionais.

A ABES-SP – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental realiza, continuamente, ações que visam a conscientização ambiental. São cursos, palestras, seminários e workshops que tem por objetivo a disseminação do conheciemento para realização de boas práticas ambientais.


Entre as ações está o DIADESOL, que, no Brasil, segue o modelo do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, uma iniciativa internacional promovida pela OPAS - Organização Panamericana de Saúde e AIDIS - Associação Interamericana de Engenharia Ambiental, para desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre questões relativas aos resíduos sólidos.


Em São Paulo, o DIADESOL é organizado pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, em parceria com o Fórum Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo, que desde 2006 comemora a data com ações que buscam envolver todos os setores da sociedade, abrangendo pessoas de todas as idades. A cada ano o evento ganha novas proporções e atinge novos públicos.


Dante Ragazzi Pauli, presidente da ABES-SP, destaca o crescimento das ações do DIADESOL no decorrer dos anos e acredita que “cada vez mais a sociedade civil, o poder público e privado têm estado mais engajados na conscientização para o descarte dos resíduos sólidos e os impactos gerados".

Entre as diversas ações promovidas, também está o Programa JPS – Jovens Profissionais do Saneamento, como uma oportunidade de desenvolvimento contínuo para despertar habilidades e lideranças entre os jovens que começam a atuar na área do saneamento ambiental, bem como satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor.
Desta forma, ciente da importância de disseminar ações que promovam a educação em seus vários níveis, a ABES-SP reforça o compromisso com o meio ambiente e a promoção de iniciativas para fortalecer o conceito de consciência ambiental na cidade de São Paulo.









Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário