A General Motors (GM) anunciou a possibilidade de aumentar a
eficiência de seus carros elétricos. O grande avanço está atrelado a uma
bateria de íon-lítio projetada com maior capacidade de armazenamento, sem
acréscimos no tamanho.
O modelo utilizado como base para a análise é o Chevrolet
Volt, que atualmente funciona na versão elétrica, mas ainda necessita do apoio
de um pequeno motor a gás, para que tenha sua autonomia entendida. Este carro
consegue trafegar apenas 35 quilômetros utilizando as baterias. A partir de
então, o motor reserva é acionado.
No entanto, o intuito da empresa é investir em uma
tecnologia capaz de mudar a forma como os carros elétricos são consumidos e
enxergados. A nova bateria aprovada pela GM foi criada pela empresa
norte-americana Envia System, e certamente é capaz de oferecer autonomia de 160
quilômetros ao carro elétrico. Espera-se que este potencial seja ainda maior,
alcançando 320 km.
Poucos carros têm desempenho superior aos 160 quilômetros
iniciais, quando utilizado apenas o motor elétrico. O modelo S, criado pela
Tesla Motors, possui eficiência alta, proporcionando autonomia de 480
quilômetros. Porém, o argumento utilizado pela GM é de que as baterias usadas
pela Tesla são muito grandes e o carro chega a custar o dobro do Volt.
Com a aplicação da nova tecnologia, a empresa
norte-americana pretende reduzir os custos dos veículos elétricos e também
baratear os gastos para a fabricação das baterias.
Fonte: Ciclo Vivo