segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ABES-SP promoverá encontro para debater a crise hídrica no Brasil e seu gerenciamento no Estado de São Paulo, dia 2 de dezembro, com a presença de autoridades do setor

Seminário será mediado por Alceu Guérios Bittencourt, Presidente da ABES-SP, e terá como debatedores Nelson Rodrigues Nucci, Professor Doutor da Escola Politécnica da USP, e Ricardo Toledo Silva, Professor Titular da FAU-USP
ABES-SP promoverá, dia 2 de dezembro, das 9h às 13h, no auditório do Espaço Técnico Cultural do CREA-SP (Espaço Técnico Cultural do CREA-SP: Av. Angélica, 2.364 – São Paulo, SP), o seminário “A crise de escassez hídrica no Brasil e seu gerenciamento no Estado de São Paulo”.
O encontro terá palestra de abertura do Prof. Benedito Braga, Presidente do Conselho Mundial da Água e contará com a presença da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, da SABESP, da ANA – Agência Nacional de Águas e da Prefeitura de Campinas (veja programação completa abaixo).
O objetivo do seminário é contribuir para uma discussão circunstanciada sobre desdobramentos da crise e as ações em curso e planejadas para o seu enfrentamento.
A proposta é discutir como se integram medidas:
- imediatas, como os ajustes de operação, intervenções de curto prazo nos sistemas de abastecimento e a comunicação social para o combate ao desperdício e o uso racional;
- intervenções para aumento da disponibilidade de água de mais longo prazo de implantação;
- ações permanentes de redução de perdas, de uso racional e de proteção de mananciais, entre outras.
Por se tratar de uma crise de intensidade inédita, que atinge grande parte do território nacional e afeta os diversos usos da água – abastecimento, geração de energia, industrial, agrícola, aquaviário e turismo, entre outros -, pretende-se destacar os aspectos relativos à gestão integrada dos recursos hídricos e à cooperação entre os entes federados no seu enfrentamento.
“Esta é uma crise com impacto sobre o PIB do país e o bem-estar das pessoas. A ABES, no cumprimento do seu papel como a mais antiga e atuante entidade do saneamento no Brasil, tem o dever de contribuir com a discussão do problema. Este é o propósito da Seção São Paulo ao organizar o seminário”, afirma o presidente da ABES-SP, Eng.º. Alceu Guérios Bittencourt.
As inscrições podem ser feitas pelo email comunicacao@abes-sp.org.br .
Mais informações podem ser obtidas no site www.abes-sp.org.br ou pelo telefone 11 3814-1872.

Programação:
8h30 – Credenciamento e café
9h00- Palestra de abertura: Professor Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água
9h30 – Painel
Mauro Arce, Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos
Paulo Massato, Diretor Metropolitano da Sabesp
Jonas Donizette Ferreira, Prefeito de Campinas 
Vicente Andreu, Presidente da Agência Nacional de Águas
Alceu Guérios Bittencourt, Presidente da ABES-SP

Debatedores:
Nelson Rodrigues Nucci, Professor Doutor da Escola Politécnica da USP e ex-presidente Nacional da ABES
Ricardo Toledo Silva, Professor Titular da FAU-USP, Assessor Técnico da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Estado de São Paulo e Conselheiro da ABES-SP.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário