sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Reaproveitamento de água potável é tema de evento em São Paulo

A atual crise hídrica e as questões relacionadas às mudanças climáticas no Brasil e no mundo expõem a necessidade de novas tecnologias e processos para obtenção de recursos hídricos no Brasil. A potabilização da água a partir de efluentes é um dos métodos de reaproveitamento mais bem-sucedidos em países como a Namíbia, que possui o maior tratamento de esgoto doméstico para fins potáveis do mundo. Essas questões serão debatidas, nos dias 15 e 16 de outubro, no I Fórum Técnico Internacional "Reuso Direto e Indireto de Efluentes para Potabilização", que acontecerá em São Paulo.
O evento, que acontecerá na realizado Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP), está sendo promovido pelo portal Tratamento de Água em parceria com o Centro de Apoio à FSP, e contará com a participação de palestrantes do Brasil e do exterior que apresentarão e discutirão a reutilização de água para fins potáveis.
A programação conta com sete especialistas estrangeiros que irão expor experiências de sucesso na potabilização de água em países como Namíbia, México e EUA. O evento ainda terá a participação de brasileiros como o professor Victor Wünsch Filho, diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP, o professor Pedro Mancuso, também da FSP, e Ivanildo Hespanhol, diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água e professor da Escola Politécnica da USP. Ainda estarão presentes no Fórum, Otávio Okano, presidente da Cetesb, Daniel R. Fink, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e Alceu Bittencourt, presidente da ABES-SP.
O Fórum conta com três painéis principais. O primeiro, Alceu Bittencourt comandará o primeiro deles, “Disponibilidade Hídrica das Regiões Metropolitanas Brasileiras e Plano de Segurança da Água”, ao lado de Gesner de Oliveira, economista e ex-presidente da Sabesp e a engenheira sanitarista Roseana Maria Garcia Lopes de Souza, vice coordenadora da Câmara de Saúde Pública da ABES-SP. “Experiências Internacionais” são temas do segundo painel, com palestrantes dos Estados Unidos, do México e da Namíbia, que apresentarão experiências reais e positivas de reaproveitamento de efluentes para uso potável nesses países. Haverá também uma discussão sobre os marcos regulatórios para o tratamento e a reutilização de efluentes na Califórnia.
O painel “Aspectos Técnico-Operacionais e Legais para Implantação do reuso para Potabilização” fecha o evento, promovendo discussão do assunto entre os professores Pedro Mancuso, Ivanildo Hespanhol, Otávio Okano e Daniel R. Fink.
Além de discutir e apresentar soluções viáveis, o evento ainda promoverá o debate a respeitos dos impedimentos da potabilização, que encontra barreiras regulatórias nas leis brasileiras e no receio da população.
As inscrições para o I Fórum Técnico Internacional "Reuso Direto e Indireto de Efluentes para Potabilização” estão abertas no site www.tratamentodeagua.com.br. As vagas são limitadas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário