terça-feira, 21 de outubro de 2014

JPS realiza palestra para estudantes da FMU

Na última segunda-feira, dia 20, o Programa Jovens Profissionais do Saneamento se apresentou em mais uma universidade. O coordenador do programa, Roger Gregório, e o membro do JPS, Rafael Guimarães, realizaram duas apresentações para os estudantes de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), no campus Vergueiro I.

Roger Gregório iniciou o evento com uma breve apresentação institucional sobre o JPS. A Rafael coube ministrar uma palestra técnica sobre o tema ‘Gestão Integrada de Resíduos da Construção Civil’.  “Foi a minha primeira palestra técnica e achei muito produtiva, espero que seja a primeira de muitas. Saneamento é uma área incrível, que deve ser vista de maneira sistêmica. Tudo está integrado ao sistema urbano e nossas ações influência diretamente na natureza”, afirma Rafael.

O tecnólogo ressaltou em sua apresentação a associação dos resíduos de construção civil com o setor de saneamento. “O modo como dispomos esses resíduos pode trazer impactos relevantes ao ambiente, como:  a alteração paisagística; carregamento dos sólidos pela chuva e vento para os dispositivos de drenagem, causando pontos de alagamentos e surgimento de vetores e riscos epidemiológicos. Por isso, é muito importante segregar esses resíduos na fonte dos pequenos e grandes geradores, pois a mistura das classes desse tipo de resíduos torna oneroso o processo de reciclagem, tendo como destino mais viável o aterro sanitário, o que não é interessante porque diminui sua vida útil.”

Os papéis do poder público e do setor privado também foram mencionados. “É importante que os gestores públicos incentivem a população oferecendo opções para a disposição final dos resíduos da construção por meio de pontos de entrega voluntária. E também que massifiquem a divulgação dos serviços de coleta. Já no setor privado, crescem as empresas que reciclam esses resíduos como concreto,  cimento, argamassa e cerâmica, que depois do processamento, são vendidos para o mercado da construção para fins não estruturais.”


O membro do JPS finalizou destacando a importância do trabalho em conjunto. “Acredito que, com a parceria desses setores, o uso da Gestão Integrada dos Resíduos da Construção Civil continuará ganhando força no mercado, minimizando o uso dos recursos naturais, trazendo sustentabilidade e bem-estar para todos”, afirmou.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário