quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia do Educador Ambiental

Hoje, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Educador Ambiental. Profissão essa que é de extrema importância para a relação da sociedade com a natureza, criando um ambiente harmonioso e sustentável.

Educação Ambiental é uma novidade da educação, já praticada em alguns países. Foi proposta em 1999 no Brasil e tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e a utilização de forma sustentável dos recursos naturais. Foi prevista por lei em 27 de abril de 1999, afirmando que “(...) é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.” (Lei N° 9.795).

A Educação Ambiental envolve ciência, ética, compromisso e atitudes e, acima de tudo, a transmissão de informações, conceitos e técnicas necessárias que levem à reflexão e à compreensão da realidade para conscientizar sobre uma mudança correta de atitudes. Propiciar uma atividade na prática pode ser garantia de um aprendizado efetivo. A conscientização proposta por um educador ambiental segue por esse caminho. “É importantíssimo por conta das questões ambientais e dos grandes impactos que comprometem a saúde da população. O educador ambiental está muito próximo da população e ele consegue orientá-la e educá-la no sentido de participar desse processo da não poluição, de melhorar o meio ambiente. Todo mundo, não só as empresas, comprometem o meio ambiente se não souber cuidar.”, afirma Roseane Garcia, engenheira e coordenadora das câmaras de Resíduos Sólidos e Saúde Pública da ABES-SP.

Com esta premissa da conscientização sobre o meio ambiente foi criado o Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, também conhecido como DIADESOL, campanha internacional de educação ambiental que no Brasil é promovida pela ABES-SP. A expressão DIADESOL é de origem espanhola: Dia de los Desechos Sólidos. Foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre as questões relativas aos resíduos sólidos.

Desde sua criação, as ações propostas ganharam proporções mundiais. Hoje, a data é comemorada em diversos países da América Latina, como Chile, Argentina e Brasil, assim como na América do Norte, caso do Canadá. No Brasil, as atividades do DIADESOL fazem parte do calendário anual da ABES - Seção São Paulo, que desde 2006 comemora a data com ações que buscam envolver todos os setores da sociedade, abrangendo pessoas de todas as idades.

O DIADESOL acontece, anualmente, envolvendo a realização de diversas atividades/ações das instituições participantes. Dentre estas ações, os concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador são destaques e têm ampla abrangência junto à sociedade, uma vez que, estimula o exercício da Cidadania e promove a conscientização ambiental. Organizado pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-Seção SP, em parceria com diversos apoiadores, a cada ano, o evento ganha novas proporções e atinge novos públicos. Saiba mais em http://www.abes-sp.org.br/diadesol2014/


Agradecemos por essa atuação tão essencial em nossa sociedade!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário