segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Pescadores oferecem presente ecológico a Iemanjá em Salvador

tartaruga-ecod.jpg
Principal presente a Iemanjá este ano teve apelo ecológico
Foto:  Joilson César / Ag Haack

Os brasileiros aproveitaram o domingo, 2 de fevereiro, para prestarem suas homenagens a Iemanjá, a "Rainha do Mar", nas praias de todo o país. Só em Salvador, cerca de 400 mil pessoas estiveram presentes a praia do Rio Vermelho, principal reduto da festividade na capital baiana. Neste ano, o principal presente ofertado a orixá das águas veio dos pescadores da Colônia de Pesca Z1: uma tartaruga biodegradável.

A tartaruga cabeçuda (espécie ameaçada de extinção), obra do artista plástico Rui Santana, foi toda confeccionada com material de fácil decomposição, como resina, com o objetivo de chamar a atenção dos pescadores, que às vezes deixam de cortar as redes para libertar os quelônios capturados involuntariamente. Ao mesmo tempo, o presente buscou conscientizar a sociedade em geral acerca da poluição marinha.

O presente ecológico chegou nas primeiras horas da manhã de domingo ao caramanchão armado ao lado da Casa de Iemanjá, onde os devotos desde a manhã de sábado depositavam suas oferendas nos balaios disponibilizados pela Colônia. Uma alvorada de fogos anunciou a chegada do mimo principal, aguardado com muita expectativa por centenas de pessoas.


Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário