quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Rio: escolas públicas ganham pontos de coleta de óleo de cozinha


Criado há cinco anos, o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (Prove) começou a instalar pontos de coletas de óleo de cozinha usado no local onde tudo se inicia: as escolas.

A primeira das dez escolas previstas para a primeira etapa da empreitada, o Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, na Taquara, foi escolhida devido ao seu pioneirismo. Em um projeto anterior, três professores modificaram uma antiga Mercedes-Benz 58 movida a diesel e viajaram 37 dias com óleo reciclado pelos próprios alunos.

Oito mil dos 22,7 mil quilômetros rodados pelo veículo foram percorridos com o combustível alternativo, em um trajeto que passou por 29 cidades de quatro países, até chegar em Ushuaia, no extremo Sul da Argentina. A expedição serviu para aprimorar o tema em diferentes disciplinas.

Programa

O Prove nasceu com o objetivo de estimular a cadeia de reciclagem de óleo de cozinha usado como matéria-prima na produção de biodiesel e de sabão e já possui parcerias com restaurantes, hotéis e condomínios. (Clique aqui e assista ao vídeo)

Em 2011, a coordenação do Prove contabilizou 5,5 milhões de litros de óleo recolhidos por suas 45 cooperativas filiadas em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro (400/500 mil litros/mês). Já em 2012, foram coletados 4,5 milhões de litros de óleo em todo o Estado do Rio de Janeiro.


Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário