A campanha criada em 2009 foi intitulada “Aqui seu Caderno Usado Vale Desconto”, e tem por objetivo colaborar para o descarte sustentável dos cadernos, envolvendo, principalmente, crianças, jovens e seus pais. Assim, as pessoas apenas levam os cadernos (sem espiral, nem capa) até as unidades da Kalunga. Em troca de cada quilo entregue à loja, o consumidor ganha um real de desconto na compra de novos cadernos ou de um pacote com 100 folhas sulfite. Neste ano, a campanha se estende até o dia 15 de março.
A expectativa é que a Kalunga aumente em 18% o índice de reciclagem em 2014. No ano passado, foram arrecadadas 79 toneladas de cadernos, um expressivo aumento de 45% em relação a 2012. Firmando sua responsabilidade com o meio ambiente, a empresa colabora também para o desenvolvimento socioeconômico da cadeia da reciclagem e incentiva as pessoas a repensarem no destino dos resíduos que produzem, atingindo, principalmente, as crianças.
Os cadernos costumam parar no lixo por diversos motivos, e muitas pessoas esquecem que as páginas costumam guardar informações importantes para o próximo período letivo e até boas recordações do ano que passou. Por outro lado, o descarte de materiais escolares em bom estado cria um preocupante cenário no Brasil, não só pelos impactos ambientais, mas também pelo grande número de pessoas que não têm acesso à educação no país.
Fonte: Ciclo Vivo