quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Gelo no Ártico aumentou 50% em relação a 2012


Durante a temporada de outono no hemisfério norte, um satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) monitorou o Oceano Ártico e detectou um aumento de 50% no volume de gelo marinho em relação ao ano passado. Chamado de Cryosat, o equipamento verificou que o mar de gelo do Ártico media cerca de 9.000 quilômetros cúbicos nos últimos meses de outono, contra os 6.000 quilômetros cúbicos registrados ano passado.

Embora a observação tenha revelado bons resultados em comparação ao ano anterior, a ESA destacou que os dados não indicam uma inversão da tendência do aquecimento global. Mesmo assim, o cenário é bem mais positivo do que na medição anterior, quando, devido a um degelo recorde, o gelo do Ártico registrou sua menor extensão desde quando tiveram início as observações.

Entre 1980 a 1989, o gelo marinho no Ártico nestes mesmos meses chegava a medir 20.000 quilômetros cúbicos. Naquela época, começavam a ganhar força os primeiros movimentos em nome do desenvolvimento sustentável, em meio à globalização excessiva e ao intenso processo de industrialização, sobretudo nos países em desenvolvimento.

De acordo com a INFO, o satélite CryoSat foi lançado em 2010 pela ESA, com o objetivo de obter informações sobre o gelo marinho no Oceano Ártico – como extensão, espessura e outras propriedades relacionadas a estas formações glaciares. A Agência Espacial Europeia vem desenvolvendo diversas importantes pesquisas na área de meio ambiente: recentemente, os cientistas da ESA descobriram que o terremoto que deu origem ao tsunami causador do acidente nuclear de Fukushima alterou a gravidade da Terra. 


Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário