quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Conheça 28 empresas premiadas no guia de sustentabilidade Exame

Presidente do Itaú, Roberto Setubal recebe o prêmio da empresa eleita
 a mais sustentável do ano.  Foto :Flávio Santana/Biofoto

Na última quarta-feira (6), o “Guia Exame de Sustentabilidade” divulgou o nome das empresas brasileiras que são exemplo de responsabilidade socioambiental. Das 184 inscritas, o levantamento selecionou 61 companhias organizadas em 20 setores da economia. Confira abaixo as premiadas.

Bunge - Setor Agronegócio

A empresa Bunge teve reconhecimento pela sua primeira usina de biodiesel inaugurada no município de Nova Mutum, em Mato Grosso. A iniciativa de energia limpa permite gerar renda para cerca de 10 mil pequenos agricultores.

Tetra Pak - Setor Bens de Capital

A fabricante de embalagens Tetra Pak teve destaque graças à inovação tecnológica que ajuda a reduzir o impacto ambiental da empresa por meio da reciclagem. Estima-se que a companhia terá reciclado 31% das embalagens que produziu até o final de 2013. Além disso, investe na questão social por meio da capacitação de cooperativas de reciclagem.

Natura - Setor Bens de Consumo

Além de criar a marca SOU, que incentiva o consumo consciente, a empresa pretende inaugurar no Pará, em 2014, um complexo industrial onde o resíduo de uma empresa pode virar matéria-prima para a outra. Essa troca pode se ocorrer da seguinte maneira: Se a Natura precisa apenas do óleo de uma determinada fruta, a polpa pode ser encaminhada por outra empresa que a utilize na composição de seus produtos.

Even - Setor Construção Civil

Construtora e incorporadora de São Paulo, a Even segue padrões da construção sustentável e leva soluções que reduzem o consumo de água e energia para apartamentos.

Promon - Setor Consultoria

Especializada em projetos de infraestrutura, a empresa mede o impacto socioambiental de todos os seus trabalhos. Uma de suas ações foi implementar um sistema de tratamento dos efluentes da Petrobras. A iniciativa é responsável por fazer o reuso de 78% do efluente enviado para tratamento, gerando uma economia de 30 milhões de litros de água.

Whirlpool - Setor Eletrônicos

Líder no setor de eletrodomésticos no Brasil, a dona das marcas Brastemp e Consul, busca eliminar o envio de resíduos industriais para os aterros. De suas três fábricas no país, duas já transformam o material que iria para o lixo em produtos como telhas e esquadrias.

Elektro - Setor Energia

A empresa já formou 400 instaladores e técnicos de distribuição através de cursos gratuitos. A distribuidora também se esforça para reduzir suas emissões de gases efeito estufa. No momento, está em fase de testes, uma um guindaste movido a eletricidade, que substitui os tradicionais a óleo diesel.

Eurofarma - Setor Farmacêutico

O programa que orienta os consumidores a fazerem o descarte correto foi o destaque da empresa. Por meio de uma parceria com a rede de drogarias do Grupo Pão de Açúcar, onde instalou urnas para a coleta desses materiais, foram arrecadados 4,5 toneladas de resíduos.

CCR - Setor Infraestrutura

A concessionária CCR administra a Via Dutra, rodovia que liga São Paulo e Rio de Janeiro, e busca torná-la um modelo de estrada sustentável. Para isso, segue um plano de metas que envolve: segurança viária, educação, resíduos, mobilidade, saúde e segurança alimentar, infraestrutura verde e empreendedorismo local. Já são Sessenta e quatro ações em andamento.

Itaú Unibanco - Setor Instituições Financeiras

O Itaú atingiu a meta de reduzir o desperdício de papel ao estimular seus clientes a usarem mais a internet para realizar transações financeiras. Agora, utiliza outra tática na área de sustentabilidade: seus analistas buscam nos relatórios de outras empresas quais as ações trazem menos riscos ambientais e trabalhistas para os investidores.

Braskem - Setor de Química

A empresa de petroquímica Braskem já teve grande destaque por criar o plástico de polietileno verde, produzido a partir de cana-de-açúcar. A grande sacada do momento é sua matéria-prima que reduz o impacto da indústria de sapatos. A companhia desenvolveu um material que dispensa uma etapa da produção de calçados que envolve irradiação com luz ultravioleta, isso elimina a emissão de gases como o ozônio.

Duratex - Setor Material de Construção

Após se surpreender, há pouco mais de um ano, com o aumento de 17% nas emissões de gases efeito estufa, a fabricante de louças, metais sanitários e painéis de madeira, decidiu substituir o óleo diesel por aparas de eucalipto. Também trocou geradores  antigos por modelos mais econômicos.

Votorantim Metais - Setor Mineração

Ao mesmo tempo em que desenvolve projetos de redução e reaproveitamento das sobras dos processos industriais, a companhia gera lucro. Em sua unidade de Niquelândia, em Goiás, um resíduo de cobre é transformado em insumo de fertilizantes, o que rende 23 milhões de reais.

Fibria - Setor Papel e Celulose

O destaque da fabricante de papel está em seus projetos sociais. No ano passado, foram investidos 27 milhões de reais em projetos de geração de renda, o que contribuiu para a melhoria da perspectiva de vida e também para a redução de furtos de madeira, que reduziu 86%.

Laboratório Fleury - Setor Serviços de Saúde

O destaque do Grupo Fleury deve-se às práticas que buscam a conscientização ambiental dentro da rede de unidades e através das organizações sem fins lucrativos da área de saúde.

Alcoa - Setor de Siderurgia

A empresa reaproveita 77% do alumínio e busca atingir 100% até 2030. A técnica da empresa é investir em um processo chamado de refusão em que o material reciclado possa ser reutilizado na fabricação de mais alumínio ou usado na construção civil, sob a forma de tijolos e pavimento para ruas. Outra iniciativa da companhia já conseguiu reduzir em 6,5% o consumo de energia, o que atinge uma economia de 39 milhões de reais.

Algar Telecom - Setor Telecomunicações

O grande destaque dessa empresa é o seu programa Boi na Linha, que desde 2011 recicla a cobertura dos telefones públicos em produtos para a agropecuária, como recipientes de água e ração para o gado.

Ecofrotas - Setor Transportes

A empresa gaúcha é especializada em gestão sustentável de frotas. Ela mostra a seus clientes, os benefícios de usar um combustível menos poluente (ainda que o valor seja maior), de fazer manutenção preventiva e de conscientizar os condutores para uma direção eficiente.

Walmart - Setor Varejo

O Walmart investe em um sistema de monitoramento por satélite pelo qual é possivel visualizar se as fazendas estão desmatando, se ocupam terras indígenas ou embargadas. Há também um trabalho de apoio aos pecuaristas da Amazônia para a produção de gado de um modo mais sustentável, em conjunto com os frigoríficos parceiros da rede e a ONG The Nature Conservancy (TNC).

Sabin – Setor PME (Pequenas e médias empresas)

O Laboratório Sabin, de Brasília, dá apoio laboratorial para projetos internos e de universidades e pesquisadores independentes, desde que seus funcionários também participem. O trabalho realizado teve destaque no maior evento da área no mundo, realizado pela Associação Americana de Química Clínica, nos Estados Unidos.

O Guia também destacou as mais sustentáveis em sete categorias: Unilever (Governança de Sustentabilidade), Novartis (Direitos Humanos), Embraco (Relação com a Comunidade), Alcoa (Relação com os Fornecedores), Coca-Cola (Gestão de Água), Aperam (Gestão de Biodiversidade) e (Kimberly-Clark) Gestão de Resíduo.

Além dessas, também teve destaque a concessionária Ecorodovias no quesito governança corporativa, econômico-financeira, social e ambiental. A empresa teve destaque pelo seu projeto de registro eletrônico da arrecadação nas praças de pedágio, que deverá reduzir o consumo de papel, plástico e emissão de poluentes, além de baixar o custo de operação.


“Outra vez fazemos parte desta importante publicação. Esse fato nos enche de orgulho e motiva ainda mais a trabalhar para que a companhia seja reconhecida por suas atitudes e projetos”, afirma Artaet Martins, assessor de sustentabilidade da Ecorodovias.


Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário