Levar práticas
sustentáveis para uma oficina automotiva com mais de dez anos de existência é o
grande desafio para o empresário Adalberto Gonçalves, proprietário da Damy Auto
Center, construída em São Paulo. O espaço conta com um piso especial que impede
que os resíduos da oficina contaminem o solo, e, além disso, os materiais
utilizados para a manutenção dos carros – como óleos, produtos químicos e
tecidos – são todos reciclados após o uso.
As primeiras
mudanças no centro automotivo foram provocadas após um questionamento levantado
pela filha do proprietário, na época, com apenas três anos. A pequena perguntou
a Adalberto quais as medidas que a empresa tomava para não poluir o meio ambiente, e, com a
orientação de especialistas da Universidade Sonora do México, o paulistano deu
início às transformações na oficina, que também incluem o bem estar dos
funcionários.
Os produtos
químicos utilizados na oficina, como óleos e até o tíner, são enviados para a
reciclagem depois de serem armazenados em locais adequados. “O material é
enviado a empresas autorizadas que fazem o recolhimento e descarte dos
resíduos, conforme a legislação ambiental. Há uma empresa parceira para cada um
destes processos”, conta o dono da oficina, que também oferece a seus clientes
cabines de repintura, as quais evitam que as partículas se espalhem pelo ar
durante este trabalho.
“Investimos em
uma série de mudanças, como a captação da água de chuva e a implantação de
telhas translúcidas para aproveitar a luz solar e não gastar tanta energia”,
diz Gonçalves. Com metas de economia de recursos e reciclagem de materiais, os
impactos positivos ficam evidentes não só para o planeta, mas também, em seu
bolso. “As contas de água e luz baixaram”, diz. Por outro lado, são necessários
investimentos para as ações de mitigação dos impactos causados no meio
ambiente. “Aumentaram custos da empresa com descarte de resíduos, temos mais
tipos de filtros para limpeza do ambiente etc.”, comenta o empresário.
Os motoristas
que visitarem a oficina, situada na zona sul da capital paulista, precisam
desembolsar um pouco mais de dinheiro para fazer reparos ecologicamente
corretos. “Os custos dos processos acabam ficando mais caros dentro da cadeia
produtiva, mas o cliente se transforma num colaborador para um planeta melhor”,
defende o empresário.
Além das
iniciativas em nome do meio ambiente, a Damy Auto Peças também desenvolve ações
de cidadania por meio da valorização de seus funcionários. Uma vez por semana,
os colaboradores da oficina recebem a visita de um massagista do Projeto
Serenidade do Toque, ONG criada em 2006, que visa a capacitação e a formação de
jovens e adultos com deficiência visual na área de massagem para a inclusão no
mercado de trabalho.
Embora a Damy
Auto Center ainda seja uma das primeiras a se apropriar de práticas sustentáveis,
Gonçalves destaca que sua maior vontade é aprimorar o empreendimento e ver mais
iniciativas em sustentebilidade entre as oficinas. “Sustentabilidade não é um
projeto que tem início, meio e fim. É um
processo contínuo de aprendizado e conscientização de todos ao seu entorno.
Gostaria muito que nosso modelo ajudasse centros automotivos que despertassem
para a sustentabilidade a criar seus próprios projetos. Eu já fiz a minha
parte”, finaliza o empresário.