quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Veja 12 propagandas criativas e polêmicas sobre meio ambiente


1. Compras de viagem
Quem compra materiais feitos com pele e couro de animais deixa um rastro de destruição por onde passa. Para quem não vê, a campanha da WWF mostra.

2. Toda pele é roubada
De forma bem-humorada, uma campanha da ONG PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) traz à tona a importante e triste reflexão sobre o real valor do couro e peles utilizados em roupas e acessórios. Assista e ajude a responder: “Que tipo de pessoa rouba a pele de alguém?”


3. Capacidade esgotada
A propaganda da ONG Conservation Internacional dá o recado: “Nós usamos apenas 10% da nossa capacidade cerebral. Ainda bem”.


4. Reciclagem: uma história de amor
A campanha da Friends of the Earth (Amigos da Terra) da Inglaterra narra a história de amor entre duas embalagens de leite, que saem juntas da fábrica e se separam no momento da reciclagem. “Se você gostaria de ver um final feliz, diga ao Governo que quer menos lixo e mais reciclagem”.


5. Desculpe, urso polar
O clichê máximo do aquecimento global: o urso polar que perde seu habitat. Até aí, tudo bem. Mas o bicho, que nada tem a ver com a ignorância humana, caminha até uma cidade e abraça o proprietário de um veículo elétrico, como se dissesse: “obrigado por não usar combustíveis fósseis”. A linha tênue entre ser criativo e forçar a barra…


6.  Uma hora volta pra você
A animação de um minuto da WWF mostra como tudo está interligado e convida o público a refletir sobre como nossas ações não são isoladas.


7. Fumaça preta
Na China, um balão em forma de fumaça foi colocado no escapamento de um carro ligado durante um dia inteiro. Aos poucos, os poluentes emitidos pelo automóvel inflaram o objeto, que trazia a seguinte frase: “Dirija um dia a menos e veja o quanto de monóxido de carbono ficará fora do ar que respiramos”.


Veja um vídeo sobre a ação:


8. Amazônia no quintal de casa
Nada como satirizar o perverso mercado imobiliário e suas enganações: “charme e riqueza em um pedacinho do paraíso”. Frases como essa te lembram alguma propaganda de imóveis? Nesse vídeo do Greenpeace, a área em questão é a Amazônia: “venha, traga sua plantação de soja, traga o gado, traga quem quiser!”. Que tal?


9. Pulmões
Contra o desmatamento, a campanha da WWF desenha: floresta=pulmão. Ou seja, desmatar é tornar a vida humana na Terra inviável.


10. Árvore caída
O outdoor caído substitui uma árvore para chamar a atenção: “se fosse uma árvore, você nem teria notado”. A propaganda foi criada para recepcionar os participantes de um congresso mundial de biodiversidade em Curitiba, patrocinado pelo HSBC.


11. Desperdício de água
Estrelada por um bebê que está aprendendo a andar, a propaganda da WWF mostra que “a água é muito preciosa para ser desperdiçada”.


12. Protesto infantil
Na campanha do Moms Against Climate Change (Mães contra as Alterações Climáticas) do Canadá, crianças protestam contra os impactos ambientais. O que ainda nos salva é a esperança nas próximas gerações…



Fonte: Super Interessante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário