segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Rock in Rio neutraliza suas emissões de carbono

Cumprindo o compromisso de preservar o meio ambiente, o Rock in Rio 2013 vai neutralizar suas emissões de carbono. A ação vai evitar o lançamento de nove mil toneladas de CO2 na atmosfera – o equivalente à produção de CO2 em 160 mil viagens de ponte aérea entre Rio e São Paulo ou da circulação de 1750 carros nas ruas por um ano. 



A missão será realizada por uma empresa brasileira, referência no mercado internacional de mitigações de carbono.
Desde 2006, as edições do Rock in Rio pelo mundo vêm reduzindo seus impactos ambientais, principalmente, aqueles que estão relacionados às emissões de gases poluentes. A quantidade que será tratada nesta edição vem dos três dias de festival, e a responsável pela ação é a Neutralize Carbono, empresa nacional.
Henrique Mendes, gerente de negócios da corporação, mostra-se positivo em relação à iniciativa sustentável. “É um evento de grande porte, e, como tal, tem uma grande quantidade de carbono sendo gerada diariamente. Certamente, esta ação irá inspirar outros a tornarem seus eventos mais responsáveis e menos impactantes em termos ambientais. Acima de tudo, é extremamente gratificante saber que oferecemos uma solução que atende aos critérios de confiabilidade e segurança que o evento exige”, empolga-se Mendes.
Para calcular os impactos finais da neutralização dos gases poluentes, foram levados em consideração os gastos com eletricidade e combustíveis no local do evento, mais o tratamento de resíduos e o deslocamento do público. Nesta conta, também entra o impacto causado pelas bandas – como o transporte dos músicos e seus instrumentos, mais os equipamentos usados nos shows. Também são contados na ponta do lápis os deslocamentos da organização, parceiros, lojistas, fornecedores e ainda o transporte de carga.
Além de realizar a neutralização, a empresa que atuou no Rock in Rio também destinou a alocação definitiva de créditos de carbono para um projeto ambiental certificado, em Porto Feliz (SP). Na cidade, os créditos de carbono vão substituir o uso de combustíveis fósseis por biomassa, material renovável que gera energia limpa.  Na edição passada do festival, em 2011, foi realizada uma importante campanha de gestão de resíduos, além de esforços para incentivar o público a utilizar ônibus para chegar à Cidade do Rock, os quais vêm sendo repetidos neste ano.

Fonte: Ciclo Vivo


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário