quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ônibus são abastecidos com energia gerada nas frenagens e subidas


Nem cabeamento, nem combustíveis fósseis: a próxima tendência entre os ônibus urbanos devem ser as baterias elétricas, que evitam as emissões de carbono causadas pela queima de gasolina e diesel e aproveitam até a frenagem, paradas e subidas para gerar energia. O CicloVivo acompanhou de perto a novidade, produzida nacionalmente e já incorporada em algumas partes do Brasil – e, pelo que tudo indica, a tecnologia tende a ficar bem mais comum num futuro não muito distante.

Mesmo enfrentando vários problemas de infraestrutura, os ônibus evitam que milhões de pessoas tirem seus carros da garagem para se deslocar nas cidades. Agora, os veículos coletivos apostam em tecnologias mais eficientes  e limpas – é o caso da Eletra, empresa brasileira que apostou no ônibus elétrico híbrido – que já roda na região metropolitana de São Paulo.

Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra, explica que o ônibus ainda emite uma carga mínima de carbono na atmosfera. “O elétrico híbrido tem tração elétrica, porém, este sistema é alimentado por um motor, que tem como função gerar energia. Assim, o ônibus híbrido reduz em 95% a emissão de material particulado, porque a aceleração ativa o motor elétrico, e nunca o motor a combustão”, afirma.

Em contrapartida, a representante da empresa lembra que a meta é colocar os ônibus puramente elétricos nas ruas. “A autonomia e o alto preço das baterias ainda é um desafio no país, mas as tecnologias estão avançando para que a gente alcance este sonho”, contou com exclusividade ao CicloVivo a representante da empresa.

Embora os ônibus sustentáveis tenham maior custo de produção, a indústria acredita que a população não deverá pagar a mais pelo serviço. Com base em pesquisas, a representante da Eletra disse que os usuários do sistema de transporte público preferem andar nos ônibus elétricos aos convencionais. “As tarifas deste ônibus vao ser iguais: a vantagem é que, as pesquisas apontam que os passageiros preferem os veículos elétricos, por serem mais confortáveis e silenciosos”, finalizou Iêda.


Por Gabriel Felix 

Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário