sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Diga adeus ao papel toalha

Substitua seu papel toalha descartável por toalhas reutilizáveis

 

Um dos maiores desafios da tecnologia sustentável é encontrar meios eficazes e viáveis para a reciclagem de materiais que ainda não são considerados recicláveis. Muitas vezes, esse tipo de item está relacionado à falta de viabilidade econômica para que o processo ocorra, como no caso dos plásticos laminados; e, em outras ocasiões, deve-se ao tipo de material para o qual não foram encontradas tecnologias que solucionem o problema - é o caso do papel toalha.

Feito de celulose virgem, esse tipo de papel não se recicla, contribuindo para a degradação ambiental, pois além dos impactos do processo de produção, como consumo de água e desmatamento, ele vai parar diretamente no lixo, contribuindo para o acúmulo de resíduos, sem contar os efeitos do mesmo, como a liberação do gás metano em sua decomposição.

Nos Estados Unidos, o consumo de papel toalha é de aproximadamente 6 bilhões de quilos por ano. Algumas iniciativas norte-americanas trazem alternativas ao papel toalha. O Unpaper towels, por exemplo, oferece panos de alta absorção feitos 100% de algodão para substituir o papel toalha. Eles possuem mesmo tamanho e espessura para você não estranhar na hora da troca. Com o mesmo intuito sustentável, a People Towels criou toalhas de uso pessoal, reutilizáveis, feitas 100% de algodão orgânico, e ainda com vários designs para você escolher. Segundo a empresa, o uso dessa toalha por uma pessoa durante um ano poupa ¼ de uma árvore, reduz o desperdício em 10,4 quilos, evita a emissão de 15,4 quilos de CO2, além de conservar 1136 litros de água.

Se você gostou da ideia, veja abaixo uma alternativa com instruções para você fazer o seu próprio papel toalha reutilizável:

Materiais

-Materiais básicos de costura;
-Estampa de algodão;
-Tecido de algodão terry (felpudo, atoalhado);
-Fechos/botões de plástico;
-Linha.
  


Corte os tecidos (estampa de algodão e tecido terry) do tamanho desejável e fique atento para que fiquem iguais. Coloque um sobre o outro do lado oposto ao que ficará para fora, isto é, a costura será feita por dentro, e então costure deixando uma abertura para que você possa virá-la do avesso, como mostra a figura abaixo:
  


Vire-a do avesso e use o ferro de passar para deixá-la bem esticada. Em seguida, passe especificamente a costura para que fique com ar de bem acabada. Depois, vire tudo do avesso, fechando também a abertura que tinha sobrado.

 

Coloque os fechos, dois de um lado e dois de outro (precisam estar de lados opostos para ocorrer o encaixe, como mostra a figura).
  


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário