terça-feira, 3 de setembro de 2013

Artista espanhol faz divertidas intervenções nas ruas usando lixo

A partir de uma lei que proíbe intervenções artísticas em equipamentos públicos de Barcelona, na Espanha, Francisco de Pajaro encontrou a inspiração para um trabalho inusitado.

O artista usa o lixo espalhado nas ruas para compor sua obra. Seu projeto "Arte é lixo" foi levado também para Londres, cidade em que mora atualmente. Além de fazer as intervenções nas ruas, Pajaro realiza mostras em locais fechados, como afirma o Portal eCycle.

As criativas obras do artista não passam despercebidas pela população. Usando tintas, sacos de lixo, papelão, mobílias, entre outros objetos descartados pelos moradores, ele dá forma a criaturas interessantes. Muitas obras têm características da arte de rua provocativa, que questiona o modelo de consumo da sociedade.

“A arte é lixo (ou ‘El Arte es Basura’, como era conhecido na Espanha) é um radical. Ele pinta no lixo, converte lixo em coisas belas e já atraiu um público enorme, com suas peculiares instalações”, afirmou a galeria West Bank London Art, um dos locais onde suas obras foram expostas.

Ao dizer que a arte é lixo, Pajaro chama atenção para a efemeridade de sua arte ao mesmo tempo em que, de certa forma, “humaniza” o lixo, dando formas e caras ao que descartamos diariamente.

Em entrevista ao Digital Journal, ele afirmou que essa foi a maneira encontrada para "se comunicar com as pessoas que passam na rua". À mesma publicação, o artista afirmou que suas obras "representam o pior e o melhor dos seres humanos”.

O vídeo abaixo mostra o artista fazendo uma de suas intervenções:


Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário