quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Nova Diretoria da ABES-SP assume para o Biênio 2013/2015



Presidida por Alceu Guérios Bittencourt, a nova diretoria da seção paulista da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, assumiu os trabalhos para o biênio 2013-2015. Em solenidade realizada na noite de 6 de agosto, no Centro Britânico Brasileiro, a chapa formada com o lema “Saneamento, Meio Ambiente e Cidadania” recebe a incumbência de alinhar os interesses dos profissionais associados ao desafio de implementar os paradigmas da atual política de saneamento no estado de São Paulo.
O engenheiro Alceu Guérios Bittencourt foi eleito e, junto aos demais membros dos conselhos Consultivo, Diretor e Fiscal foi prestigiado na cerimônia de posse por Marco Antônio Mroz, Secretário Adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos; Dante Ragazzi Pauli, presidente da ABES-DN; Carlos Roberto dos Santos, representando Otávio Okano, presidente da CETESB; Dilma Seli Pena, presidente da Sabesp; presidentes das nove subseções estaduais e por outras personalidades e autoridades das principais instituições ligadas às questões de saneamento e ambientais.
Bittencourt é Engenheiro Civil, com formação também em Administração de Empresas, atual diretor da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos - Cobrape. No pronunciamento de posse, ele agradeceu aos colegas da gestão concluída, ao apoio das entidades que contribuem para o sucesso das atividades e dos parceiros pessoais e profissionais. Ele manifestou ainda o interesse por preservar a função da ABES como agente de institucionalização do setor de saneamento. Enfatizou a importância da ABES como entidade que congrega profissionais das mais diversas formações para o aprimoramento do setor e a necessidade de investimento nos jovens profissionais.
O novo presidente comentou sobre o desafio de administrar os contrastes, já que ao mesmo tempo em que a experiência brasileira é convocada pelo Banco Mundial para colaborar em programas de saneamento em instalação na Ásia, África e América Latina, por oferecer e grandes soluções bem-sucedidas e eficientes, por outro lado esbarra na defasagem tecnológica, em comparação com países mais desenvolvidos, nas dificuldades de financiamento de projetos, além da própria desvalorização do serviço, dando como exemplo a recente manifestação dos moradores da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, que pediram esgotos em lugar de teleféricos.
A ABES, com quase 50 anos de atuação, é a mais antiga entidade representativa de profissionais e empresas do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil, sendo a seção estadual a de maior peso numérico. Tem o papel fundamental na discussão das grandes questões do setor que, dos mais complexos entre os serviços públicos de infraestrutura, vive um processo de grandes transformações, quando demanda novas respostas ao mesmo tempo em que convive com problemas antigos, resistentes ao passar dos anos. Diante disso, a principal proposta da chapa eleita é colocar a ABES-SP ativamente no debate das grandes questões do setor, no âmbito do estado e do país, nas diversas instâncias de representação e nas atividades que promover.    
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário