terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aplicativo no Facebook ajuda a reduzir consumo de energia


Oráculuz é um aplicativo para Facebook que detalha o perfil de consumo de energia elétrica do consumidor residencial e orienta a respeito das vantagens da fonte solar para a autogeração de eletricidade. O aplicativo é fruto de uma parceria entre a Renova Energia e a TR Soluções com a ideia de facilitar o acesso à informação, aumentar a conscientização sobre o tema e sensibilizar para a viabilidade do uso da fonte solar.

“Nosso objetivo é aproximar a energia solar do dia a dia das pessoas e apostamos no Facebook como uma ferramenta de interação para o consumidor de uma geração mais antenada com as demandas ambientais”, afirma Tiago Guimarães, superintendente de comercialização.

Qualquer pessoa pode usar a ferramenta, desde que possua uma conta no Facebook. Basta entrar na página do aplicativo e informar os dados de acesso que o site direcionará para a rede social.

O usuário responde questões sobre seu perfil de consumo, como quais eletrodomésticos ele possui na residência, qual região do país onde o imóvel está localizado. A partir daí, o sistema pode apontar qual a parcela de consumo de cada aparelho, comparar o perfil com o de outras pessoas e até mesmo fornecer dicas para economizar energia com o uso mais consciente dos aparelhos domésticos.

O Oráculuz também mostra que o usuário pode gerar sua própria energia por meio da instalação de painéis fotovoltaicos, pagando, ao fim do mês, somente a diferença entre a energia consumida e a gerada, através do sistema de compensação pela microgeração de eletricidade, recentemente regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “A linguagem é simplificada, para facilitar o entendimento de quem não tem conhecimento técnico na área”, comenta Paulo Steele, sócio administrador, da TR Soluções.

Com os dados informados no aplicativo, as pessoas conseguem saber qual a quantidade adequada de placas fotovoltaicas para produzir energia solar em suas casas e o valor a ser economizado mensalmente na conta de luz, com a adoção da microgeração. Assim, é possível saber em quanto tempo o consumidor terá de volta o investimento feito nos painéis.


Para conhecer o Oráculuz clique neste link.

Fonte: CicloVivo  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário