terça-feira, 16 de julho de 2013

Seu telhado pode ser casa para passarinhos sem lar

Talvez você já tenha escutado sua avó ou tios mais velhos dizerem que a cidade já não tem mais tantos pássaros quanto antigamente. Você não deu atenção? Pois saiba que eles têm razão. A não ser pelos parques e por um quintal ou outro, eles dificilmente conseguem encontrar um bom lugar para morar nas cidades grandes.

A população de pássaros vem diminuindo, principalmente, por causa da perda de habitats, das doenças e das mudanças climáticas. Aliás, você sabia que cerca de um bilhão de aves morre todos os anos por causa de acidentes com vidros? (Saiba mais em Greenbuilding para pássaros)

Determinado a reverter essa situação, o designer holandês Klaas Kuiken* apresentou, este ano, sua criação especial: um abrigo para pássaros. Trata-se de uma pequena morada de cerâmica, que se encaixa nas telhas convencionais usadas na Holanda.

Feito em parceria com a associação de pássaros local, o ninho foi produzido com materiais que resistem a baixas temperaturas, assim as aves conseguem suportar o frio intenso do inverno no país. As casinhas também contam com cestos removíveis para ajudar na manutenção após a época de acasalamento. Boa ideia, não?

Além de as áreas externas da casa ficarem ainda mais agradáveis com a visita de passarinhos, tê-los por perto também pode ser muito útil, já que eles fazem a polinização das plantas e ainda mantêm o controle de pragas que as infestam.

Se você quer aderir à ideia, mas sua cidade está dominada por pombas, evite instalar a casinha em lugares muito altos e mantenha-a sempre limpa. E confira outras dicas e informações sobre o controle de pombos urbanos na cartilha da Prefeitura de São Paulo.


Fonte: Superinteressante 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário