segunda-feira, 15 de julho de 2013

Quer um jeans novo? Alugue!

Alugar ou trocar objetos e roupas - além de comprar peças usadas – são práticas resgatadas do passado e que, por conta da sustentabilidade não só ambiental, mas financeira também, surgem como base para novos negócios e facilmente conquistam adeptos. Por que então, não alugar calças jeans em vez de comprá-las? Esta é a proposta da marca holandesa Mud Jeans* lançada em 2008.

A ideia é que, em vez de pagar por uma calça nova, os “amantes” de jeans contratem pacotes de leasing que duram um ano e ainda incluem consertos de manutenção. Ao final do período, o jeans pode ser reciclado para a confecção de um novo.

Os adeptos pagam taxa de inscrição de € 20 e doze mensalidades de € 5. Ao final de um ano, seguindo o modelo de contrato de leasing, o consumidor tem três opções:

- dar adeus ao jeans e devolvê-lo à loja;
- pagar taxa para trocar por outro modelo e começar um novo aluguel ou
- ficar com a peça para sempre, pagando o equivalente a quatro mensalidades.

Há dois bons motivos para que esta nova forma de comércio – que até ganhou logotipo próprio na Mud: Lease a Jeans (veja ao lado) – se propague. É perfeita para quem gosta de moda e de trocar de roupa com frequência, mas também é – ou quer se tornar um consumidor consciente. Além disso, a reciclagem evita que a calça seja jogada fora e reduz o impacto ambiental no processo de fabricação de uma nova, principalmente quanto à extração e ao uso de algodão, sua matéria-prima. Quando não é orgânico, geralmente o algodão vem de uma plantação onde o uso de fertilizantes e agrotóxicos é excessivo (Saiba mais em Nova perspectiva para o algodão).

Segundo os criadores da marca, a tendência atual indica que o uso de um produto é mais importante do que sua posse. Você concorda? Acha que esse tipo de aluguel pegaria no Brasil? Comente.


Fonte: Superinteressante  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário