quinta-feira, 18 de julho de 2013

Número de moradias certificadas cresce mais de 15 vezes

As construções sustentáveis estão cada vez mais populares no Brasil e não são só os edifícios comerciais que se preocupam com a questão. Levantamento feito pelo Processo Alta Qualidade Ambiental (AQUA) - considerado um dos principais selos de certificação sustentável no Brasil - aponta que o número de edificações habitacionais certificadas cresceu mais de 15 vezes nos últimos dois anos.

Segundo o selo, em 2011 havia apenas três empreendimentos brasileiros certificados de acordo com os referenciais técnicos para habitação do AQUA, lançados em 2010. No ano seguinte, o número pulou para 11 edificações habitacionais certificadas e, em 2013, chegou a 46, caracterizando um aumento de mais de 1500%.

Apesar do crescimento, os edifícios comerciais que buscam certificação no país ainda são maioria. Atualmente, o AQUA possui 87 estabelecimentos certificados com seu selo. Entre eles, indústrias, escritórios, escolas, hotéis e shopping centers.

Inspirado no selo francês Haute Qualité Environnementale (HQE), o AQUA foi criado em 2008 e é a primeira norma brasileira para a certificação de construções sustentáveis, levando em conta critérios 100% baseados na realidade do país na hora de avaliar as edificações. O selo é concedido pela Fundação Vanzolini, instituição privada, sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).


Fonte: Planeta Sustentável 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário