terça-feira, 16 de julho de 2013

Holandeses criam lanterna para bike movida a energia solar

Além de dar luz aos caminhos de quem anda de bike à noite, a lanterna Pixio 
também aumenta a segurança dos ciclistas, pois o sistema possui um 
dispositivo de proteção antirroubo
A Rydon é uma empresa holandesa que desenvolveu uma solução sustentável para os adeptos do pedal noturno: movida a energia solar, a Pixio é uma lanterna super-resistente e à prova de roubos, que pode ser instalada em qualquer modelo de bicicleta.

O sistema de iluminação possui um painel fotovoltaico, que armazena a energia fornecida pelos raios de sol ao longo do dia, para fornecer luz durante as pedalas à noite.

O objetivo dos representantes da empresa foi criar um tipo de lanterna durável, que não dependesse de baterias ou pilhas para funcionar.

Assim, os holandeses não só aumentam a eficiência da iluminação para ciclistas, mas também ajudam a reduzir o descarte de pilhas e baterias, utilizadas nos sistemas de iluminação convencional das bikes.

Além de dar luz aos caminhos de quem anda de bike à noite, a lanterna Pixio também aumenta a segurança dos ciclistas, pois o sistema possui um dispositivo de proteção antirroubo.

De acordo com o InHabitat, o equipamento foi desenvolvido à prova d’água e de outras variações climáticas – mantendo a bicicleta iluminada mesmo durante fortes chuvas ou ao longo de uma enchente.

As lanternas movidas a energia solar estão à venda no Indiegogo, site internacional de financiamento coletivo. Na página, a empresa vende cada exemplar, por, no mínimo, 40 euros – com entrega prevista para outubro deste ano. As bikes que tiverem a Pixie podem ficar estacionadas em uma garagem coberta, mas, o ideal é que o sistema receba a luz do sol durante o dia – acendendo, automaticamente, conforme diminui a luminosidade do ambiente.


Fonte: Exame.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário