terça-feira, 30 de julho de 2013

Dez dicas para usar bem a geladeira e economizar energia


Sabe aquela mania que todos nós alguns de nós têm, de ficar com a porta aberta olhando o que tem dentro e pensando na vida? Pois é, sinal vermelho. Práticas comuns como esta são vilãs do desperdício. Confira algumas dicas e veja que economizar não é tão difícil assim:

1. O local
Coloque-a em local ventilado, afastada de paredes, fora do alcance dos raios solares e distante de fogões e estufas. O calor faz com que o equipamento consuma mais energia no resfriamento.

2. Circulação interna
Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos, pois isso dificulta a circulação interna de ar.

3. Organização
Arrume os alimentos de forma que você possa encontrá-los rapidamente, assim a porta ficará menos tempo aberta e gastará menos energia. Se conseguir, evite abri-la sem necessidade – isso já ajuda bastante a reduzir o consumo de energia.

4. Férias para ela
Quando se ausentar de casa por um tempo prolongado, o ideal é esvaziá-la e desligá-la.

5. Limpinha
Descongele o aparelho regularmente para fazer uma boa limpeza interna e retirar o excesso de gelo, que também “força” o aparelho.

6. Paciência
Evite colocar alimentos quentes. O ideal é esperar esfriar um pouco para guardá-los.

7. Manutenção
Verifique se as borrachas de vedação estão em bom estado e observe as recomedações do fabricante.

8. Equilíbrio
Quando o tempo está mais friozinho, a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Por isso, regule o termostato.

9. Boa escolha
Na hora de comprar eletrodomésticos (geladeira, freezer, máquina de lavar), prefira modelos que levam o Selo Procel, concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia, do Ministério de Minas e Energia em parceria com o Inmetro. Ele indica os aparelhos com os melhores níveis de economia de energia.

10. Não é varal
Secar roupa atrás da geladeira não é uma boa ideia quando se quer economizar energia. O consumo do aparelho aumenta, já que, afinal, ele não foi feito exatamente pra isso. Logo, evite.

Para saber mais:

Energia, força da vida. De Lúcia Pimental Góes e Eliana Sá. FlyingRivers e Ecoar

Fonte: Super Interessante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário