sexta-feira, 28 de junho de 2013

Tijolo feito com materiais reciclados diminui emissões de carbono

Com base em uma pesquisa acadêmica realizada em Londres, uma empresa britânica desenvolveu o tijolo “Carbon Buster” – literalmente traduzido como “destruidor de carbono”. O novo material de construção é capaz de reter mais CO2 do que a quantidade que emite durante sua produção. Além disso, metade dos ingredientes usados para elaborar o tijolo provém da reciclagem de resíduos industriais.

Os novos tijolos, produzidos pela companhia Lignacite, surgem da mistura de areia e cascalho com pedaços de madeira, cacos de vidro e conchas – e são indicados para todos os tipos de construção, devido a seu alto desempenho e nível de isolamento acústico. Assim, o tijolo com teor de carbono negativo pode ser usado tanto na parte externa, – por exemplo, muros e fachadas – tanto para erguer paredes no lado de dentro das construções.

Para mitigar as emissões de carbono, os criadores do tijolo especial se uniram à empresa Carbon8 Aggregates, que produz pastilhas de carbono 8 – criadas a partir de resíduos gerados nas usinas de carvão mineral e que ajudam a reter as concentrações de gás carbônico.  Além disso, a mistura que dá origem aos tijolos contêm substâncias especiais, misturadas com aglutinantes e enchimentos, capazes de mitigar as emissões do gás.

O conceito do produto é baseado em uma pesquisa elaborada por cientistas da Universidade de Greenwich, que analisou as possibilidades de aproveitamento dos resíduos gerados pelas usinas termoelétricas, que usam o carvão como principal fonte de geração de energia e causam sérios danos ao meio ambiente.


Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário