quarta-feira, 19 de junho de 2013

Lâmpada usa algas para iluminar ambientes


De prédios autossuficientes em energia à produção de biocombustíveis, as algas marinhas têm se revelado uma fonte potencial de energia limpa, sendo alvo de inúmeros estudos pelo mundo. Na ceara criativa do ecodesign, e em escala mais micro, um projeto recém-saído do forno é o AlgaeBulb, assinado pela designer húngara Gyula Bodonyi, que une nanotecnologia e fotossíntese.

Usando uma pequena bomba de ar compressor (que permite a entrada de CO2), um tanque, e material hidrofóbico, o gerador que tem formato de um casulo produz eletricidade suficiente para alimentar uma lâmpada LED de duração limitada, reporta o site Yanko Design.

Se você já ficou louco para ter uma dessas em casa, saiba que AlgaeBulb, como muitos outros projetos envolvendo geração de eletricidade com algas, não passa de um conceito e pode levar um bom tempo até atingir as vias comerciais de fato.


Isso porque os cientistas ainda estudam o desenvolvimento da tecnologia biofotovoltaica de forma a torná-la uma opção economicamente viável para a produção de energia em larga escala.

Fonte: Planeta Sustentável
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário