quarta-feira, 12 de junho de 2013

Estudantes desenvolvem carro elétrico movido a redes sociais nos EUA


Um grupo de trinta estudantes do Kansas criou o MindDrive, um carro elétrico abastecido com as atividades dos usuários das redes sociais do mundo inteiro. Assim, o veículo usou as interações no Twitter, no Facebook e no Instagram para realizar uma viagem pelo território norte-americano, saindo do Kansas até chegar a Washington DC.

O modelo elétrico foi construído a partir de um Volkswagen Karmann Ghia 1967, automóvel clássico que foi adaptado por um grupo de estudantes do ensino médio para receber o motor elétrico. O carro, livre de emissões de carbono, usou os “Social Watts– “curtidas”, novos seguidores e menções nas redes sociais para chegar até a capital dos EUA, no dia seis de junho.

O fluxo de combustível é monitorado por meio de um tablet, instalado ao circuito central do veículo, que controla a quantidade de energia necessária para fazer com que o carro se movimente. Para o carro elétrico movido a “energia social” sair de Kansas City e chegar até Washington DC, foram necessários mais de 71 mil watts de eletricidade.

As interações em cada plataforma online geraram diferentes quantidades de combustível para o automóvel. No Facebook, um comentário ou compartilhamento da página do Minddrive gerou três watts para o motor. No Twitter, cada novo seguidor colaborou com cinco watts, e, no Instagram, cada “curtida” na foto adicionou um watt ao o motor do automóvel.

O projeto não teve fins lucrativos e seu principal objetivo foi promover iniciativas parecidas no setor de educação, voltadas para alunos em situação de risco social. De acordo com Steve Rees, coordenador do MindDrive, a ação deverá fazer com que os jovens percebam que podem superar seus desafios. "Isso dará a eles a sensação de serem capazes de voltar à escola e fazerem muitas coisas", comemora. 

Com informações do HuffingtonPost.

Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário