Um grupo de trinta estudantes do Kansas criou o MindDrive,
um carro elétrico abastecido com as atividades dos usuários das redes sociais
do mundo inteiro. Assim, o veículo usou as interações no Twitter, no Facebook e
no Instagram para realizar uma viagem pelo território norte-americano, saindo
do Kansas até chegar a Washington DC.
O modelo elétrico foi construído a partir de um Volkswagen
Karmann Ghia 1967, automóvel clássico que foi adaptado por um grupo de
estudantes do ensino médio para receber o motor elétrico. O carro, livre de
emissões de carbono, usou os “Social Watts” – “curtidas”, novos seguidores e
menções nas redes sociais para chegar até a capital dos EUA, no dia seis de
junho.
O fluxo de combustível é monitorado por meio de um tablet,
instalado ao circuito central do veículo, que controla a quantidade de energia
necessária para fazer com que o carro se movimente. Para o carro elétrico
movido a “energia social” sair de Kansas City e chegar até Washington DC, foram
necessários mais de 71 mil watts de eletricidade.
As interações em cada plataforma online geraram diferentes
quantidades de combustível para o automóvel. No Facebook, um comentário ou
compartilhamento da página do Minddrive gerou três watts para o motor. No
Twitter, cada novo seguidor colaborou com cinco watts, e, no Instagram, cada
“curtida” na foto adicionou um watt ao o motor do automóvel.
O projeto não teve fins lucrativos e seu principal objetivo
foi promover iniciativas parecidas no setor de educação, voltadas para alunos
em situação de risco social. De acordo com Steve Rees, coordenador do
MindDrive, a ação deverá fazer com que os jovens percebam que podem superar
seus desafios. "Isso dará a eles a sensação de serem capazes de voltar à
escola e fazerem muitas coisas", comemora.
Com informações do HuffingtonPost.
Fonte: CicloVivo