quinta-feira, 13 de junho de 2013

Estocolmo pode ter prédio de 34 andares construído em madeira


Um prédio de 34 andares construído em madeira. Essa é a proposta do escritório dinamarquês de arquitetura C.F. Moller. O projeto foi desenvolvido para um concurso, cujo intuito é reunir ideias para residências particulares para a cidade de Estocolmo, na Suécia.


A escolha pela madeira como principal matéria-prima do projeto deve-se à sua durabilidade, flexibilidade e também aos benefícios que a escolha pode ter no meio ambiente. De acordo com o site do escritório, o uso da madeira impede a geração de resíduos e também contribui para o sequestro de carbono.

“A madeira tem baixo peso, mas é uma estrutura de suporte de carga muito forte em comparação com a sua leveza”, informa a página dos arquitetos. Apenas o núcleo do edifício será feito em concreto, todo o restante: janelas, paredes, teto, pilares, entre outras coisas, serão em madeira, o que garante também melhor conforto térmico.


Para tornar a construção ainda mais sustentável, foi tido um cuidado específico com a estrutura dos apartamentos, de modo que o uso também tenha impactos reduzidos. Assim, as residências serão equipadas com sistemas de economia de energia; a varanda será coberta por vidros, para maximizar o aproveitamento da luz natural; e o edifício terá sistemas fotovoltaicos instalados em seu telhado.


Os moradores ainda poderão desfrutar de espaços comuns, como café, lojas, centro de fitness, área de lazer, bicicletários, entre outras coisas. Os arquitetos também informam que o prédio deve contar com uma horta comunitária.


Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário