terça-feira, 4 de junho de 2013

Dia do Meio Ambiente: alta do tomate no site da ONU

 
Preços dos tomates chegaram a subir 300% em abril deste ano em São Paulo e Porto Alegre Foto: SXC

Falta de planejamento do setor agrícola e um consumidor com padrões estéticos que deixam de lado a consciência e, consequentemente, geram desperdícios, são alguns dos fatores que contribuem para o problema da distribuição de alimentos no Brasil. Problema ilustrado pela  “Síndrome do Tomate”, como opinou o professor da PUC-SP, Luiz Carlos Lasbeck. O produto, em abril deste ano de 2013, teve seu preço elevado em até 300% em algumas regiões do país, segundo o Canal Rural. Este assunto está em artigo publicado na plataforma da Organização das Nações Unidas (ONU), no site do Dia Mundial do Meio Ambiente.

O texto é uma análise de comunicação do fenômeno “Síndrome do Tomate”, que virou motivo de piadas nas redes sociais; porém não deixa de abordar os problemas de estrutura da agricultura brasileira, como os atravessadores que tornam os produtos mais caros e a falta de consciência do consumidor ao realizar a compra com avaliações estéticas, e não nutricionais. Lasbeck frisou que o país perde 30% de sua colheita ainda no início do ciclo. O autor do texto é jornalista e doutor em Comunicação Organizacional pela PUC-SP, onde leciona.

A alta do tomate, que alcançou seu ápice no início de abril deste ano, foi justificada pelas questões climáticas, como a falta de chuva em regiões de plantio, segundo o G1.

Site

O artigo do professor Lasbeck reforça a questão do desperdício, que é o tema da campanha ONU para o meio ambiente este ano. A iniciativa da organização se chama “’Pensar. Comer. Conservar’ Diga Não ao Desperdício” e é realizada  em parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Este ano o site também está disponível em português, no endereço: www.unep.org/portuguese/wed.

O site traz diversas informações sobre a campanha da ONU e o internauta ainda pode conhecer a cidade escolhida para sediar os eventos do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. No site é possível se informar sobre a Mongólia, país-sede da celebração em 2013, selecionado pelas ações em Economia Verde, além de coletar estatísticas sobre a fome no mundo e acerca da distribuição de comida.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário