segunda-feira, 24 de junho de 2013

As propriedades do creme dental


Ele é útil para limpar os dentes, mas pode trazer consequências não tão boas para o meio ambiente

Além de ser um hábito necessário para manutenção da saúde bucal, escovar os dentes é uma medida prazerosa, pois também deixa o hálito refrescante. Porém, não se pode ficar tão tranquilo, já que alguns danos à saúde e ao meio ambiente podem ser causados pelas pastas de dente, também conhecidas como cremes dentais. Existem, basicamente, três substâncias principais que compõem esse item tão usado no cotidiano. Veja abaixo as suas propriedades:

Flúor - é muito usado para manter a saúde bucal. Ele é absorvido pelo esmalte do dente durante o processo de reposição de cálcio e fósforo, perdidos devido ao desgaste causado pelos ácidos liberados depois da alimentação. Ele ajuda a diminuir essa perda e, consequentemente, aumentar a resistência ao aparecimento de cáries.

As fontes de flúor são basicamente a água potável e os alimentos que foram produzidos e processados com água fluoretada, além da pasta dental. Apesar de ser necessário ao organismo, o flúor, quando em excesso, pode causar manchas brancas nos dentes, osteoporose e até mesmo a morte por envenenamento. O flúor é um elemento tóxico aos humanos e à natureza, que também sofre danos quando ele é levado por esgoto (veja mais aqui e aqui).

Lauril éter sulfato de sódio - é o agente de limpeza presente na pasta de dente. Quando essa substância vai parar rios e lagoas através do despejo de esgoto, ela diminui a disponibilidade de elementos na água necessários à vida no habitat específico, causando morte de organismos vivos de diferentes níveis tróficos.

Triclosan - é usado para combater o crescimento de bactérias nas pastas, mas pode causar reações alérgicas aos humanos. Além disso, diversos estudos têm sido realizados e apontam que essa substância pode enfraquecer células musculares de nossos organismos, bem como causar complicações aos peixes. E, quando despejado em rios e lagos através do esgoto, ela promove a seleção de bactérias mais resistentes, causando também outros distúrbios ao habitat e em animais (saiba mais aqui).


A embalagem de creme dental utiliza plástico (75%) e alumínio (25%), além da caixinha de papelão que protege o tubo nas gôndolas de supermercados. Tudo isso gera resíduos, mas eles podem ser reciclados. Veja aqui onde descartá-los adequadamente.

Fonte: eCycle
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário