A criação de uma camada de ar ou água na superfície diminui
o atrito, o que pode contribuir para economia com combustível
A pele do tubarão é revestida por saliências minúsculas,
como pequenos dentes, chamadas de dentículos, posicionadas sobre escamas
placoides. Esse conjunto forma pequenas ondulações em todo o corpo desses
animais, o que facilita a locomoção e poupa energia, pois os músculos nadadores
não precisam se deslocar muito. E o que isso tem a ver com a produção de
tintas?
Através da biomimética pesquisadores da Fraunhofer Institutefor Manufacturing Engineering and Applied Materials Research (IFAM) se
inspiraram no tubarão e utilizaram uma fórmula sofisticada para desenvolver um
novo tipo de tinta. Ela não só possui longa duração, mas também suporta intensa
radiação ultravioleta, alterações de temperatura e as cargas mecânicas em
função da integração de nanopartículas específicas na fórmula.
A aplicação dessa tinta não se dá diretamente em uma
plataforma, como no casco de um navio. É preciso ter a ajuda de um estêncil,
que faz com que pequenas saliências se formem em todo local pintado. Após essa
superfície ser tratada com radiação ultravioleta para endurecimento da pintura,
o estêncil é removido, reduzindo a "turbulência" do transporte e
aumentando a eficiência energética, devido à aerodinâmica.
De acordo com estimativas dos desenvolvedores, se cada avião
do mundo fosse pintado com essa tinta, cerca de 4.480 toneladas de combustível
poderiam ser poupadas anualmente. Quanto ao mar, o atrito das embarcações
marítimas poderia ser reduzido em até 5%, o que economizaria, em um grande
grande navio transportador de contêineres, em torno de 2 mil toneladas de
combustível por ano.
Revestimento para carro
E não para por aí! Outro produto inspirado na pele do
tubarão é o FastSkinz MPG-Plus, um revestimento para carro que é coberto com
pequenas ondulações que criam uma camada de ar ao longo de toda a superfície.
Essa camada diminui o atrito e, com isso, consegue aumentar a eficiência do
combustível utilizado. O produto foi desenvolvido pela FastSkinz e já foi
patenteado, mas ainda está em fase de testes.
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Imagens: Ask Nature
Fonte: eCycle