segunda-feira, 6 de maio de 2013

Programa reduz consumo de quase 6 bilhões de sacolas plásticas em 5 anos


 

Programa focou na resistência das sacolas e na conscientização do consumidor
Foto: reprodução

Quase uma entre três sacolinhas plásticas deixaram de ser desperdiçadas nos últimos cinco anos no Brasil. Segundo o levantamento realizado pela Plastivida Instituto Socioambiental dos Plásticos em conjunto com a Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis) e com o INP (Instituto Nacional do Plástico), desde 2007, quando foi criado o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, 5,8 bilhões de sacolinhas deixaram de ser utilizadas - uma redução de 32%, dois pontos percentuais acima da meta estipulada. Somente em 2012, a economia foi de 800 milhões de unidades.

De acordo com o presidente da Plastivida e do INP, Miguel Bahiense, a campanha focou em um selo de qualidade voltado para sacolas mais fortes, com capacidade para suportar até seis quilos. Além disso, o programa treinou os empacotadores para orientar o consumidor a usar menos sacolas, uma vez que estas possuem mais resistência.

Atualmente, o programa está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Recife, Blumenau, Florianópolis e Brasília, entre outras, e deverá ser ampliado para mais capitais. No Rio Grande do Sul, o consumo médio era de duas sacolas por cliente, durante os meses de julho e dezembro de 2011. No mesmo período de 2012, passou a ser de 1,5.

“Acreditamos que o problema está no desperdício e no descarte incorreto do plástico. Por isso queremos avançar com as ações e focar, principalmente, em educação ambiental”, afirmou à Folha Bahiense.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário