quinta-feira, 2 de maio de 2013

"Plugue" de janela capta energia solar para recarregar itens eletrônicos



Inovação ainda não está disponível para venda

Encontrar formas de recarregar aparelhos eletrônicos de um modo não tradicional é tendência entre os designers que pensam soluções para o dia-a-dia relacionadas com a sustentabilidade. A transformação da energia cinética ou da energia solar em eletricidade está entre as possibilidades mais práticas e funcionais (veja mais aqui e aqui), mas o novo conceito dos designers Kyuho Song e Boa Oh promete superar expectativas.

O "Solar Window Socket" é um aparelho achatado com um plug para tomada de um lado e uma placa plástica transparente de sucção em outro. Essa placa contém um receptor de energia solar. Assim, basta "plugar" o aparelho em uma janela de sua casa, do carro ou do local de trabalho em que os raios de sol tenham forte incidência para carregá-lo (o tempo total para o carregamento é de cinco a oito horas).


O próprio aparelho já contém um conversor de energia solar em eletricidade. Após o carregamento total, basta plugar o seu item eletrônico na tomada do aparelho para finalizar a transferência de energia, que fica armazenada por até dez horas após a exposição do "Window Socket" aos raios solares.

A capacidade total de armazenamento é de 1000 miliampere-hora (mAh) e há um dispositivo que libera ou retém a passagem de energia, evitando que haja desperdício após a captação.

Os criadores estão tentando resolver certos problemas técnicos para viabilizar a produção do item em larga escala. De acordo com Kyuho Song, o uso de energia e o tempo para armazenamento ainda não são eficientes. No entanto, ele alega que a solução está próxima de ser alcançada e o projeto é possível. Confira mais algumas imagens do conceito:







Fonte: eCycle 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário