sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pavilhão vai simular mata atlântica no parque Ibirapuera, em SP


A capital paulista terá de hoje a domingo uma série de eventos gratuitos --oficinas, palestras, apresentações musicais, exposições-- para promover a importância de conscientizar as pessoas sobre a proteção do ambiente e de preservar a mata atlântica.

Organizados pela Fundação SOS Mata Atlântica, eles fazem parte da nona edição do "Viva a Mata", com atividades na marquise do parque Ibirapuera e no auditório do Museu de Arte Moderna.

O evento recebeu 100 mil visitantes em 2012, de acordo com a organização. O tema deste ano será "Direitos e Deveres Ambientais".

O objetivo é promover a troca de informações e sensibilizar os visitantes a contribuir com o meio ambiente.

Editoria de Arte/Folhapress

Seis pavilhões temáticos --florestas, mar, ambiente urbano, água, mudanças climáticas e propriedades sustentáveis-- reunirão atividades sensoriais e vivenciais.

No pavilhão sobre florestas, por exemplo, haverá uma maquete, com vários pontos de observação, simulando o ambiente da mata atlântica.

"As pessoas ainda não sabem da importância que a mata atlântica representa no seu dia a dia, como na proteção das nascentes", diz Márcia Hirota, diretora de gestão de conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica.

Dos quase 5.600 municípios brasileiros, 3.000 são abrangidos pelo bioma.

"Seja através da ocupação de áreas de riscos nas grandes cidades ou de atividades como a pecuária ou implantação de polos industriais, a pressão sobre a ocupação do que resta da floresta é enorme", complementa Hirota.

ÁREA ORIGINAL

Segundo ela, a mata atlântica ocupa hoje 13% de sua área original. Nos últimos 25 anos, a floresta perdeu 17.354 km2, quase 11 vezes a área do município de São Paulo.

O evento contará também com um ciclo de palestras e debates focados principalmente no novo Código Florestal e na proteção de ecossistemas costeiros e marinhos.

Cientistas e representantes de instituições de 17 Estados brasileiros abrangidos pelo bioma estarão presentes.

Hoje, às 10h, será lançada a campanha "Cumpra-se", pelo cumprimento do Código Florestal. Às 12 horas haverá o lançamento de um grupo de acompanhamento da implementação do código na Assembleia Legislativa.

Fonte: Folha.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário